A Subsecretaria de Energia e Mineração da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) é responsável por planejar e executar as políticas estaduais de energia e mineração, em harmonia com a esfera federal, abrangendo as áreas de transição energética, eficiência energética, energia elétrica, petróleo, gás natural, biocombustíveis, mineração, transformação mineral e barragens, conforme Decreto nº 69.376 de 26 de fevereiro de 2025.

Ela atua na formulação, monitoração e avaliação de políticas públicas, ações e instrumentos, em articulação com os setores público e privado, voltadas para a promoção da transição energética e da eficiência energética, visando a descarbonização das atividades econômicas paulistas, com foco na atração de investimentos em projetos de eficiência energética, de geração de energia a partir de fontes renováveis, de produção de biometano, de produção de combustíveis sustentáveis, de produção de hidrogênio de baixa intensidade de carbono, entre outros.

No tocante ao petróleo e ao gás natural, a subsecretaria apoia as ações na esfera federal que buscam estimular a atividade de exploração e produção, motor de desenvolvimento, emprego e renda, além de arrecadação de participações governamentais para o estado de São Paulo, e, expandir a oferta de gás natural. A subsecretaria também orienta o planejamento da expansão da malha de distribuição de gás canalizado, tendo como diretriz a substituição de combustíveis mais poluentes por gás natural e, preferencialmente, por biometano, levando energia limpa, acessível e confiável para a população paulista.

A subsecretaria atua, ainda, no planejamento do setor elétrico subsidiando os órgãos competentes na esfera federal na formulação de políticas públicas afetas aos elos da geração, da transmissão e da distribuição de energia elétrica, com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços para os usuários no estado de São Paulo.

A atuação na área de energia como um todo conta com o Conselho Estadual de Política Energética (Cepe), criado pela Lei estadual nº 11.248, de 4 de novembro de 2002, regulamentada pelo Decreto estadual nº 47.907, de 24 de junho de 2003 e com as diretrizes o Plano Estadual de Energia 2050 (PEE).

Na área de mineração, a subsecretaria também atua na formulação de políticas públicas e no planejamento setorial, também pautada no diálogo amplo e transparente, com destaque para a articulação junto aos municípios, visando o desenvolvimento da mineração sustentável no estado de São Paulo. A Subsecretaria é membro do Comitê de Acompanhamento das Barragens do Estado de São Paulo (Casb), colegiado destinado, entre outras atribuições, a acompanhar a aplicação na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) no Estado de São Paulo.

A subsecretaria subdivide-se em:

  • Diretoria de Energia
    • Coordenadoria de Planejamento e Transição Energética
    • Coordenadoria de Gestão e Monitoramento do Setor Elétrico
  • Diretoria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
    • Coordenadoria de Petróleo e Gás Natural
    • Coordenadoria de Biocombustíveis
  • Diretoria de Mineração
    • Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da Mineração e da Transformação Mineral
    • Coordenadoria de Barragens

PLANOS ESTADUAIS

Alinhado com as atribuições da Subsecretaria de Energia e Mineração, a seguir são apresentados os Planos Estaduais sob sua responsabilidade:

DADOS SETORIAIS

CONSELHOS E FÓRUNS

Instituído pela Lei nº 11.248/2002, o CEPE é responsável por elaborar o Plano Estadual de Energia e estabelecer o planejamento energético de indicativo, entre outras atribuições.

Acesse aqui a página do CEPE.

O Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia – FNSEME, criado em 1995, é uma entidade de direito privado, organizada sob forma de associação civil, sem fins lucrativos, com foro e sede na cidade de São Paulo – SP.

Atua com a finalidade de prestar auxílio, desenvolver, gerir, organizar e planejar projetos e estudos técnicos de interesse das Secretarias de Minas e Energia dos Estados e do Distrito Federal, ou de órgãos análogos, promovendo e representando seus associados, em todos os pleitos do interesse do segmento de atividades por ela integradas.

Missão

Promover o intercâmbio de experiências, informações e cooperação técnica entre os Estados membros da federação.

Valores

O FNSEME tem como objetivo contribuir, de forma apartidária, democrática e com sentido pluralista, para o aperfeiçoamento da política de minas e energia do país, considerando os interesses das diferentes unidades e regiões da federação, dos segmentos empresariais, das instituições do setor – públicas e privadas – e, fundamentalmente, do conjunto da sociedade brasileira.

Atuar, de forma articulada e propositiva, junto ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional na definição das diretrizes e na implantação das políticas e ações da área de competências do FNSEME.

Mobilizar as bancadas federais no Congresso Nacional para defesa e aprovação de matérias de interesse das áreas estaduais de minas e energia, por meio da apresentação de estudos e propostas normativas, além de promover o intercâmbio entre o Ministério de Minas e Energia e as Secretarias de Minas e Energia dos Estados, do Distrito Federal e de órgãos correlatos.

Estimular e promover a realização de congressos, conferências, seminários e outros encontros para aperfeiçoamento das atividades dos setores de minas e energia além de realizar estudos e pesquisas que digam respeito às atividades de interesse com o foco em contribuir para o aperfeiçoamento do planejamento e do marco regulatório do setor de minas e energia nas esferas Federal e Estaduais.

JORNADA DE DESENVOLVIMENTO DA MINERAÇÃO

A Jornada de Desenvolvimento da Mineração realizada em Capão Bonito, em 22 de outubro de 2025, promoveu uma imersão no tema da mineração e contribuiu para a elaboração do Plano Diretor Municipal, com foco no Ordenamento Territorial da Mineração.

Confira abaixo as apresentações:

Agência Nacional de Mineração (AMN)

Associação dos Mineradores do Sudoeste Paulista (Aminsp)

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)

Fiesp

Instituto de Pesquisas Tecnológicasa (IPT)

Programa Município Verde Azul

Serviço Geológico do Brasil (SGB)

Subsecretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo

Este documento é um guia elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de orientar prefeitos e suas equipes sobre como incorporar a atividade de mineração de forma legal, ordenada e sustentável a planos diretores municipais. Ele explica que a mineração, reconhecida como atividade de utilidade pública, é uma importante fonte de emprego, renda e arrecadação de tributos, fornecendo insumos essenciais para a construção civil e a agricultura.

Clique aqui e faça o download