O MAIS é um projeto permanente que tem como objetivo identificar, por sensoriamento remoto, supressões e danos na vegetação natural ou em áreas especialmente protegidas que atentam contra a conservação da biodiversidade e a manutenção dos serviços ecossistêmicos.
O processo consiste na comparação de imagens de satélites de datas distintas, para identificação de alterações na vegetação durante o monitoramento ambiental e resulta na elaboração de denúncias para que a Polícia Militar Ambiental confirme em campo o dano ambiental.
Etapas do Monitoramento Ambiental por Imagens de Satélites (MAIS)
Neste processo toda a vegetação natural do estado de São Paulo pode ser vistoriada remotamente, sendo possível identificar áreas alteradas iguais ou maiores que 0,04 hectares (ou 400m²), tamanho aproximado ao de uma quadra de futebol de salão.
Exemplo de alterações identificadas pelo Monitoramento Ambiental por Imagens de Satélites (MAIS)
LEGISLAÇÃO E NORMAS
Resolução SMA nº 92, de 23 de julho de 2018 – dispõe sobre o Projeto de Monitoramento Ambiental por Imagens de Satélites – MAIS e dá providências correlatas.
Resultados do Monitoramento Ambiental por Imagens de Satélites
O MAIS teve início em 2013 e foi regulamentado por Resolução da Secretaria, em 2018. Os resultados alcançados no período de 2017 a 2022 podem ser acessados no Relatório do MAIS e registram mais de 5 mil alterações de vegetação nativa identificadas no território do estado, somando cerca de 7 mil hectares.
CONTATO
Centro de Monitoramento
cfb.monitoramento@sp.gov.br