O Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (PPGCFau) é fruto de uma parceria estabelecida desde 2013 com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na qual já contribuiu para a formação de aproximadamente 100 profissionais na área de conservação de fauna silvestre. Todos os anos são realizados processos seletivos e novos alunos são selecionados em nosso programa.

Atualmente o Programa possui duas linhas de Pesquisa:

– Biologia da Conservação e Genética da Conservação
Conservação da Fauna Integra os estudos de biologia, fisiologia, saúde, nutrição, ecologia, comportamento e genética para o conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias voltadas para conservação in situ e ex situ da biodiversidade animal.

– Gestão e Manejo in situ e ex situ
Conservação da Fauna Integra os estudos e as ações de educação ambiental, planejamento ambiental e manejo da fauna visando o desenvolvimento do conhecimento e das tecnologias relacionados à conservação in situ e ex situ da nossa fauna.

Clique aqui e saiba: https://www.ppgcfau.ufscar.br/pt-br

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Coordenadoria de Fauna Silvestre em parceria com a FUNDEPAG presta serviços especializados em diversas áreas do conhecimento, sendo eles: diagnóstico clínico; microbiologia clínica; biologia molecular; técnicas de reprodução animal e biotecnologia, além de consultorias.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

Através de seu Núcleo de Inovação Tecnológica, a CFS oferece a você, entre outros, os seguintes serviços especializados nas áreas laboratoriais:

DIAGNÓSTICO CLÍNICO
Com experiência de mais de 20 anos no diagnóstico de animais silvestres, o Núcleo de Análises Clínicas estabeleceu valores e intervalos de referência de diversas espécies.

MICROBIOLOGIA CLÍNICA E MOLECULAR
Além do diagnóstico customizado para silvestres, o Núcleo de Biotecnologia e Diagnóstico Clínico expandiu suas atividades também para as áreas ambientais e biotecnológicas.

REPRODUÇÃO ANIMAL E BIOTECNOLOGIA
Biotecnologia da reprodução através de diferentes técnicas para a colheita e análise do sêmen; criopreservação de espermatozoides; citologia e espermograma, entre outras técnicas associadas.

CONSULTORIAS ESPECIALIZADAS

Contamos com um grupo multidisciplinar altamente qualificado na prestação de consultorias especializadas nas áreas de saúde única, medicina veterinária, meio ambiente, genética e outras especialidades.

CONFIRA A RELAÇÃO DE EXAMES QUE OFERECEMOS

– ANÁLISES CLÍNICAS
HEMATOLOGIA: Hemograma completo (mamíferos, aves e répteis), Diferencial leucocitário

– PARASITOLOGIA: Coproparasitológico (3 métodos diferentes), Pesquisa de hematozoários, Pesquisa de parasitas em órgãos/materiais diversos, Pesquisa de ectoparasitas

– BIOQUÍMICA: Ácido úrico, Albumina, Amilase, Bilirrubina total e frações, Cálcio total, CK total, Cloretos, Colesterol, Creatinina, Fosfatase Alcalina, Fósforo, Gama glutamil transferase (GGT), Glicose, Lactato, Magnésio, Potássio, Proteína total e frações, Proteína total, Sódio, TGO (AST), TGP (ALT), Triglicérides, Ureia, FIV/FELV (teste rápido)

– URINÁLISE: Urina Tipo 1

– HEMOSTASIA: Fibrinogênio

– MICROBIOLOGIA: Antibiograma +, Cultura de bactérias aeróbias, Bacterioscopia/ Megabactéria, Pesquisa de Salmonella, Pesquisa de Bacilo álcool ácido resistente, Pesquisa de fungo (micológico direto), Cultura de bactérias anaeróbias, Isolamento e preservação de bactérias (em triplicata), Manutenção de microrganismos em biobanco (depósitos variados) *

– BIOLOGIA MOLECULAR: Extração de DNA genômico, PCR para identificação bacteriana, PCR para Mycobacterium sp., Sequenciamento gênico de microrganismos, PCR Batrachochytrium dendrobatidis, Sexagem aviária

– REPRODUÇÃO ANIMAL: Espermograma, Criopreservação de sêmen, Manutenção de amostras (Biobanco), Citologia vaginal

NOSSO CONHECIMENTO PRONTO PARA AJUDAR A SOCIEDADE

QUER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS SERVIÇOS?

Perguntas frequentes: Quais serviços são prestados pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Coordenadoria de Fauna Silvestre? Para saber sobre os serviços prestados pelos laboratórios do Centro de Pesquisas Aplicadas através do NIT, envie um e-mail para: nit_cfs@sp.gov.br

Através de um moderno complexo laboratorial, o Centro de Pesquisas Aplicadas à Fauna Silvestre, realiza exames de diagnóstico e pesquisas nas áreas de Análises Clínicas (Hematologia, Bioquímica, Parasitologia e Urinálise), Microbiologia e Biologia Molecular. Atuando no estabelecimento de parâmetros de referência para exames de análises clínicas de animais silvestres.

O Centro ainda atua na Reprodução Animal, padronizando e executando diferentes técnicas a colheita, análise e criopreservação de sêmen de animais silvestres com foco principal em contribuir para a conservação da biodiversidade. Na área de Biotecnologia, atua junto ao NIT em projetos e parcerias para a análise do potencial biotecnológico de microrganismos.

Além disso, mantém e gerencia O Biobanco organizado na Coleção Microbiológica e Genética de Biomas Brasileiros (CMGBB), que reúne milhares de amostras biológicas de animais da fauna nativa e exótica, e amostras ambientais.

Núcleo de Produção de Composto Orgânico
O Núcleo padroniza e executa o processamento de resíduos orgânicos para a produção de adubo, promovendo a geração de material de alto valor para pesquisa científica aplicada e inovação tecnológica.

Histórico: O Núcleo de Compostagem é um bem público do Estado de São Paulo que existe desde 2004 com a finalidade de processamento de resíduos orgânicos (madeira provenientes de podas, galhos e árvores removidas gerados; restos de alimentação dos animais; fezes dos animais; camas e forragens dos animais; carcaças de animais; restos de alimentação provenientes do refeitório e lanchonetes; resíduos orgânico de controle de moscas e vetores; dentre outros) secos e úmidos e produção de adubo orgânico. O objetivo do desenvolvimento dessa unidade em meados do ano 2000 foi a redução do impacto ambiental gerado pela disposição inadequada de resíduos, assim como a produção de composto orgânico para aplicação na cultura de alimentos (na Divisão de Produção Rural) que são oferecidos aos animais da extinta Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

Na última década o Núcleo tornou-se um importante objeto de pesquisa, cuja microbiota do composto – nas quantidades e qualidades regulares de operação – a torna única para projetos de pesquisa em biotecnologia. No contexto de concessão do Zoológico, a existência da compostagem se justifica como prestadora de serviço para processamento dos resíduos orgânicos gerados pela Reserva Paulista Administradora de Parque S.A., onde a operação regular proporciona a continuidade das pesquisas em biotecnologia realizadas pela Coordenadoria de Fauna Silvestre.

A atual capacidade de recebimento de resíduos orgânicos é de 62,50m³/mês, e o volume de produção de composto orgânico é de 9 toneladas ou aproximadamente 20m³/mês.

Através do Centro de Pesquisas Aplicadas à Fauna Silvestre, o Estado de São Paulo, mantém e gerencia um Biobanco organizado na Coleção Microbiológica e Genética de Biomas Brasileiros (CMGBB), que reúne milhares de amostras biológicas de animais da fauna nativa e exótica, e amostras ambientais.