A Comissão Pró-Primatas Paulistas em parceria com diversas instituições de referência nacional, contribuiu na elaboração de recomendações técnicas para atividades em unidades de conservação e atividades ex situ, visando evitar a transmissão do vírus SARS-CoV-2 entre funcionários, visitantes, comunidades tradicionais, pesquisadores e usuários, assim como a redução do risco de contaminação de mamíferos selvagens pelo vírus SARS-CoV-2. Trata-se de uma ferramenta que contribui para a implementação de soluções integrativas de saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente.
Baixe o documento: Recomendações Biodiversidade e Covid-19 – Orientações sobre uso público e pesquisa científica em unidades de conservação e outros ambientes naturais.
Comunicado sobre Primatas, COVID-19 e a SARS-CoV-2
Orientações para profissionais que lidam com primatas não-humanos em cativeiro ou vida livre.
Sobre Pró-Primatas Paulistas
A Comissão Permanente de Proteção dos Primatas Nativos do Estado de São Paulo – PRÓ-PRIMATAS PAULISTAS – foi criada pelo Governo de São Paulo em 2014, para promover o respeito, o conhecimento científico, a conservação, a recuperação dessas espécies em seu habitat natural e a educação ambiental.
PRÓ-PRIMATAS PAULISTAS une governo, comunidade científica e sociedade civil para concretizar medidas de sua proteção.
No âmbito estadual, são consideradas ações globais estabelecidas pela União Internacional para Conservação da Natureza – UICN, em seu plano estratégico para a conservação da biodiversidade.
Ameaçados de extinção
Espécie Invasora
![]() |
Sagui-de-Tufos-Brancos Callithrix jacchus Originário do Nordeste, foi introduzido nas regiões sudeste e sul, por meio do comércio ilegal. Comprados como pets, eles podem se tornar agressivos quando adultos e são soltos ou fogem para as matas e parques das cidades. O aumento desta população em São Paulo representa grande ameaça para a conservação do Sagui-da-Serra-Escuro (Callithrix aurita) pois competem por recursos alimentares, principalmente durante o inverno quando há escassez. Por isso causam um grande desequilíbrio no ecossistema e em diferentes populações de diversas espécies. |
Este Plano de Ação, da Comissão Permanente dos Primatas Paulistas, denominada Pró-Primatas Paulistas, é o primeiro documento produzido no Estado de São Paulo voltado para a proteção de uma família específica de animais. Resultou do esforço dessa Comissão que, ao completar um ano, tem produzido resultados relevantes para a conservação desses que são os animais mais próximos de nós humanos. Acesse o documento em: Plano de Ação Pró-Primatas.