
20/03/2015
A importância do uso racional da água vai centralizar as atividades no Dia Mundial da Água no Parque Estadual Villa-Lobos, domingo (22/3), das 9h às 17h, direcionadas à educação ambiental e interação com o público, estimado em 80 mil pessoas. Para tanto, haverá montagem de tendas com oficinas sobre utilização de água de forma coerente.
O evento é uma realização do governo do Estado de São Paulo, por intermédio das secretarias do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos e de Saúde.
Na tenda principal haverá, às 9h, a apresentação Ciência em Show, iniciativa dos cientistas Wilson, Gerson e Daniel, professores licenciados em física na USP que conquistam o público com as maravilhas da ciência. Desde 2004, é uma atração da TV (Programa Eliana, no SBT).
Estão programadas nessa tenda contação de histórias e distribuição de livros infantis de Patrícia Seco, às 10h, enquanto um ator conta a história do livro; às 11h30, peça de teatro intitulada “Não Adianta Chorar a Água Derramada”, temática específica sobre o uso consciente da água. Representa cenas do cotidiano de um casal, evidenciando o desperdício de água e energia elétrica.
E ainda: às 12h, Ecogame, método pedagógico baseado nos princípios da pedagogia experimental e nas diretrizes de desenvolvimento sustentável; 13h30, contação de histórias e distribuição de livros infantis; 15h, apresentação Ciência em Show; às 16h, peça de teatro sobre a água.
Cinema
Na tenda Cinema, os visitantes poderão acompanhar, às 9h, mostra de curtas-metragens de educação ambiental; às 10h, dicas de economia de água – “Cada gota Conta”; 10h15, filme Animais unidos jamais serão vencidos’; às 11h45, filme Clubinho da Sabesp; 14h, dicas de economia de água – “Cada gota Conta”; 14h15, filme ‘Crise Global da Água’; 15h45, filme Clubinho Sabesp.
Outras tendas
As demais tendas oferecerão uma agenda diversificada. Uma mostrará como conhecer e proteger os mananciais, além de destacar as principais ameaças à produção de água e alternativas para sua recuperação e preservação.
Em outra, o assunto é mata ciliar. Duas maquetes representam a ocupação de uma microbacia hidrográfica. Uma de forma adequada e planejada e outra, sem planejamento e sem manutenção do ecossistema e da paisagem do entorno.
A Sabesp irá apresentar equipamentos do Pura Móvel (Programa de Uso Racional da Água) e exemplos práticos de economia de água.
A saúde será o tema de outra tenda. Ali, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria de Saúde, demonstrará aos visitantes os cuidados necessários contra a dengue.
Numa das tendas haverá mostra de fotos do artista Fernando Moussali ,inspiradas na energia do mar. A série de fotografias espelha a força da água, elemento vital da natureza. E em outra, exposição perceptiva sobre a água (amostragem de água em seus vários estados).
Atividade Itinerante
Contação de histórias interativas com Selma Maria – itinerante, às 9h e às 14h. Performance de duas atrizes e uma boneca, que utilizam verbetes do livro ABC da Água, de autoria de Selma Maria, em formato de charada. As atrizes interagem com o público, com a finalidade de conscientilizá-lo sobre a temática água.