08/06/2015

A nova marca AmbienteSP foi lançada durante o evento

Nova marca AmbienteSP lançada na programação festiva no Parque Villa-Lobos

 O Parque Villa-Lobos, em São Paulo, foi escolha apropriada da Secretaria do Meio Ambiente para o encerramento da Semana do Meio Ambiente, domingo (7/6). Por duas razões. A primeira delas: trata-se de exemplo de área que pode ser preservada e transformada em espaço de lazer e educação ambiental. A segunda: depois de dez anos, é um dos parques preferidos dos paulistanos.

“5 de junho é apenas uma data. Meio ambiente é todo dia”, disse a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, durante o evento, que teve a presença do governador Geraldo Alckmin e de cerca de 500 pessoas, entre autoridades e  convidados. A parte musical ficou por conta da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Patrícia Iglecias enfatizou em seu pronunciamento a importância da educação ambiental, do Cadastro Ambiental Rural (CAR), do ‘Programa Nascentes’ e da Comissão Pró-Primatas, temas que considera prioritários na Secretaria do Meio Ambiente.

Em seguida, a secretária discorreu sobre as cinco diretrizes do Sistema Ambiental Paulista: Conservação ambiental e restauração ecológica, Redução da pegada ambiental: da produção e consumo sustentáveis à gestão eficiente de resíduos sólidos, Vulnerabilidade ambiental e mudanças climáticas, Gestão e conservação da fauna silvestre, Licenciamento ambiental.

Agenda diversificada

A programação comemorativa foi ampla e diversificada. Incluiu desde a entrega de veículos à Polícia Ambiental até o lançamento do selo comemorativo do nascimento da arara-azul no Zoológico de São Paulo e entrega de medalhas para personalidades que se empenharam para preservação do meio ambiente.

O molho com as 33 chaves das viaturas foi entregue por Geraldo Alckmin e Patrícia Iglecias ao comando da Polícia Militar Ambiental e à Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, da SMA. Os veículos, adquiridos no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista (PDSLP), serão usados em rondas nos municípios da Baixada Santista e Litoral Norte.

Uma ação conjunta para ampliar as atividades de fiscalização, monitoramento e contenção ambiental nas áreas de proteção dos mananciais no município de São Paulo, coibindo as ações lesivas ao meio ambiente. Com essa finalidade foi assinado durante o evento o Convênio Defesa das Águas, envolvendo governo do Estado, Cetesb e Prefeitura de São Paulo.

A agenda festiva incluiu ainda o lançamento, pela secretária, da Operação Corta Fogo 2015 e homenagem aos parceiros: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Ambiental, Cetesb, Fundação Florestal e Instituto Florestal.

Medalha e selo

Outro ponto alto do evento foi a entrega da Medalha João Pedro Cardoso, que premia personalidades que contribuem de forma relevante para a educação, a preservação e a recuperação ambiental de São Paulo. Os homenageados deste ano foram o jornalista Washington Novaes e representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Cetesb, instituições que atuaram no combate ao incêndio em tanques de combustíveis na cidade de Santos, em abril último.

O jornalista Washington Novaes

Jornalista Washington Novaes, um dos homenageados

O nascimento em cativeiro da primeira arara-azul-de-lear no Zoo de São Paulo, em abril, de 2015, mereceu um selo dos Correios, lançado em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. A iniciativa demonstra a importância do trabalho exercido pelo Zoológico em pesquisa, reprodução e recuperação de espécies ameaçadas de extinção.

Selo comemorativo da arara-azul-de-Lear

Selo comemorativo da arara-azul-de-Lear, primeira nascida em cativeiro no Zoo e no Hemisfério Sul

Foram também homenageados prefeitos de dez municípios paulistas com menos de 50 mil habitantes que se destacaram no apoio aos pequenos proprietários rurais no processo de inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Trata-se da principal ferramenta prevista na nova lei ambiental para conservação do meio ambiente e adequação ambiental de propriedades.

Patrícia Iglecias também recebeu o Plano de Ação para Conservação dos Primatas Paulistas, desenvolvido pela Comissão Permanente de Proteção dos Primatas Nativos do Estado de São Paulo – Pró-Primatas. E quem passou pelo Villa-Lobos ainda pôde conferir a mostra temática e oficina sobre a Operação Corta Fogo e a Exposição de Mata Ciliar, feita com tecnologia 3D, que misturou imagem, som e movimento, para propor uma reflexão sobre o tema.

 

O comandante da PM Ambiental, Coronel Xavier, a secretária do meio ambiente Patricia Iglecias, o comandante-geral da PM, Coronel Gambaroni, o governador Geraldo Alckmin e o secretário de segurança pública Alexandre de Moraes

Autoridades vistoriam novos veículos para fiscalização ambiental