
18/06/2015
Um diagnóstico do meio ambiente paulista, com informações e indicadores que propiciam a análise crítica da evolução da qualidade ambiental do estado foi apresentado pelo coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (CPLA), Eduardo Trani, durante a 331ª reunião ordinária do Conselho de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Consema), na quarta-feira (17/6).
O relatório de qualidade ambiental 2015 traz informações sobre as principais dinâmicas demográficas, sociais, econômicas e de ocupação do território, assim como dados referentes aos temas ambientais nos quais o estado de São Paulo pode ser analisado, como situação dos recursos hídricos, recursos pesqueiros, saneamento ambiental, solo, biodiversidade, ar, mudanças climáticas e saúde ambiental.
Esses indicadores traçam um cenário da qualidade ambiental no estado, possibilitando a criação de estratégias e de políticas públicas. O relatório pode se acessado em https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cpla/files/2015/06/RQA_2015.pdf
Também na reunião, presidida pelo secretário executivo do Consema, Germano Seara Filho, foram empossados a nova conselheira Mônica Ferreira do Amaral Porto, secretária adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH), e seu suplente, Joaldir Reynaldo Machado, chefe de gabinete da SSRH.
Ainda na ordem do dia, os membros do conselho decidiram, por 27 votos favoráveis e três abstenções, pelo adiamento da votação do parecer técnico do EIA/RIMA das obras de implantação do Centro de Gerenciamento de Resíduos de Araçatuba, para mais esclarecimentos.