
20/10/2015
Empresas financiadoras e de restauração ecológica têm agora mais uma ferramenta para auxiliar na criação de projetos de restauração. É o Banco de Áreas, que está disponível no site do Programa Nascentes e já conta com mais de 70 mil hectares aptos a receber projetos.
A ferramenta demonstra o potencial para restauração em um contexto municipal e é fundamental para que empresas financiadoras e empresas de restauração encontrem as informações necessárias para montar o seu projeto.
Ao fazer seu cadastro no CAR, o proprietário tem a opção de disponibilizar parte de sua áreas para que seja restaurada por terceiro. Foi a partir daí que surgiu o Banco de Áreas.
Para facilitar a pesquisa, o site do Programa Nascentes permite o estabelecimento de diferentes critérios de busca para os 645 municípios do Estado. Assim, você pode, por exemplo, buscar espaços com mais de 15 ha disponíveis no município de Lins. O sistema gerará uma lista contendo os números do CAR e as respectivas áreas disponíveis.
Se o interessado quiser utilizar total ou parcialmente qualquer uma das propriedades mostradas, deverá anotar o número do CAR e entrar em contato com a SMA através do email fornecido no próprio site (o mesmo que consta abaixo). Após confirmar o interesse do proprietário, o Gabinete da Secretária passará os contatos dele ao interessado.
Para fazer parte do Programa Nascentes, as propriedades não podem abranger áreas sobre as quais incidam obrigações de plantio estabelecidas em licenças, Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental ou Termos de Ajustamento de Conduta, bem como áreas abrangidas por projetos de restauração executados com recursos públicos.
Caso tenha mais alguma dúvida sobre o Banco de Áreas, encaminhe-as paraprogramanascentes@sp.gov.br