02/10/2015

 

ONU Interna

Patrícia Iglecias destacou o papel dos governos locais na promoção da sustentabilidade

Dignidade humana, liberdades individuais, acesso à educação de qualidade e informação. Esses foram os itens citados pela secretária estadual do Meio Ambiente Patrícia Iglecias sobre o papel dos governos locais para ampliar a produção e o consumo sustentáveis. O pronunciamento foi realizado em evento na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no sábado, 26 de setembro.

“Um consumidor melhor informado pode fazer melhores escolhas. Essa é a chave para atingirmos nossos objetivos para o meio ambiente”, afirmou a secretária sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que seguem as diretrizes da Rio +20. Os ODS, com metas até 2030, substituíram em agosto deste ano a agenda dos Objetivos do Milênio (ODM).

Segundo Patrícia Iglecias, que falou para um público composto por lideranças mundiais, o estado paulista deu o primeiro passo para a implementação dos ODS. “Tenho orgulho de dizer que o Estado de São Paulo assinou uma resolução no último dia 21 para elaborar a nossa estratégia de implementação subnacional”, afirmou em discurso.

O documento foi assinado, em audiência no Palácio dos Bandeirantes, pela secretária Patrícia Iglecias, pelo secretário chefe da Casa Civil Edson Aparecido e pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Social Felipe Sigollo.

Para Ana Carolina Conde, chefe da Assessoria Internacional, o grupo vai trabalhar a agenda universal nas metas prioritárias do Estado como a redução de carbono. “Estamos concentrando esforços para dar visibilidade e aumentar as ações do Estado em cumprimento aos Objetivos Sustentáveis estabelecidos”, afirmou. Conde destacou ainda um Memorando de Entendimento (MOU) que está para ser assinado com a Unicef, que também está alinhado com os ODS com o foco dirigido à proteção infantil.

Matérias relacionadas

SP participa de eventos sobre agenda de desenvolvimento e clima em Nova York