
28/03/2016

Município de Avaré
Nos dias 29 e 31 de março, ocorrerá, nas cidades de Osvaldo Cruz e Avaré, os próximos encontros regionais do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA). O objetivo é discutir as novas ações, propostas nas diretivas que compõem o programa e integram o ciclo 2016.
Na cidade de Osvaldo Cruz, em 29/03, o encontro será voltado para 47 municípios, que integram as bacias hidrográficas do Aguapeí, Peixe e Pontal do Paranapanema. A reunião será realizada na Faculdade Reges de Osvaldo Cruz, situada na Rua Chile, n° 501, das 08h30 às 16h.
No dia 31/03, quinta-feira, o encontro será na cidade de Avaré e reunirá representantes de 74 municípios, que compõem as bacias hidrográficas do Sorocaba/Médio Tietê e Médio Paranapanema. A reunião será realizada no Instituto Federal de São Paulo – Campus Avaré, situado na Av. Professor Celso Ferreira da Silva, n °1333, Jardim Europa, das 08h30 às 16h30.
Os interlocutores e suplentes dos municípios envolvidos, para participar, devem fazer suas inscrições previamente, por meio do endereço eletrônico municipioverdeazul@sp.gov.br.
Ciclo 2015
A cidade de Novo Horizonte foi a primeira colocada no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA), no seu ciclo 2015. A localidade, que participa do Programa criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), desde sua primeira edição, em 2007, obteve a pontuação de 97,13, quase a totalidade dos 100 pontos máximos.
Para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, “o que faz o Programa Município VerdeAzul acontecer é o apoio dos prefeitos e o trabalho intenso dos interlocutores. É a maior iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente de alcance local, que beneficia municípios, munícipes e todo o Estado. O resultado do Programa é um termômetro que mostra quais as necessidades do município para que o governo possa atuar”.
A secretária lembrou também que “entre as novidades para 2016, deverá haver a união de esforços dos municípios para o Programa Nascentes. Teremos novos critérios para fortalecer a restauração ecológica nos municípios”.
O Programa
Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.
A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.