
14/04/2016
No dia 17 de abril de 1794 nascia o naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius. Duzentos anos depois, o dia 17 foi instituído como Dia Nacional da Botânica, em sua homenagem. Ele foi um dos naturalistas mais famosos do século XIX e um dos mais importantes pesquisadores alemães que estudaram o Brasil.
Para comemorar a data neste ano, o Instituto de Botânica – IBt promoverá duas palestras.
No dia 15 de abril, às 10h30, a Dra. Lilian Beatriz Penteado Zaidan, pesquisadora do IBt, proferirá a palestra “A contribuição do Prof. Dr. Leopoldo Coutinho para a Ciência Botânica”. Paulista, nascido em 1934 na cidade de Franca, o professor Leopoldo dedicou a vida ao ensino e ao estudo da botânica, com evidente preferência pela temática do cerrado e da importância do fogo para este bioma.
Na segunda-feira, 18 de abril, às 10h30, será apresentada a palestra “Incerteza viva: aproximação entre arte e botânica”. Partindo de uma contextualização sobre a noção de incerteza na 32ª Bienal de São Paulo, a apresentação enfocará a aproximação com a botânica em cinco projetos de artistas que integram a exposição: Carla Filipe (Portugal), Ruth Ewan (Reino Unido), Pia Lindman (Finlândia), Nomeda e Gediminas Urbonas (Lituânia/EUA) e Rikke Luther (Dinamarca). A palestra faz parte da programação oficial da 32ª Bienal, organizada pela Fundação Bienal de São Paulo.
Ambas as palestras são abertas ao público e acontecerão do Anfiteatro do Instituto de Botânica. Para a palestra do dia 18, é necessário realizar inscrição prévia neste link.
Serviço
Palestras em comemoração ao Dia Nacional da Botânica
15/04, 10h30: “A contribuição do Prof. Dr. Leopoldo Coutinho para a Ciência Botânica”
18/04, 10h30: “Incerteza viva: aproximação entre arte e botânica”. Link para inscrição
Local: Anfiteatro do Instituto de Botânica (Av. Miguel Stéfano, 3687, Água Funda – São Paulo/SP)
Texto: Anna Karla Moura