18/08/2016

O Programa Município VerdeAzul (PMVA) realizou hoje, 18/08, mais uma teleconferência do Ciclo 2016, desta vez, com o tema “Resíduos Sólidos”. A explanação técnica ficou a cargo dos especialistas Aruntho Savastano Neto, Maria Heloísa Assumpção, Gil Scatena e André Luiz Simas. A mediação foi feita por José Ricardo Lopes, técnico do Programa.
No atual ciclo, foram apresentadas 11 teleconferências, de um total de 12, voltadas para os interlocutores municipais, participantes do Programa, e convidados. O assunto escolhido para explanação é ligado as dez Diretivas do Programa, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Ciclo apresenta última teleconferência

Na próxima segunda-feira, 22/08, será realizada a última palestra, das 9h às 12h30, sob o tema ‘Mobilidade Urbana e Acessibilidade’. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas por meio da página da Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP), pelo endereço http://migre.me/uFH3A.
Voltada aos gestores e servidores públicos estaduais e municipais, o evento ocorrerá no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’ e tem como objetivo discutir as novas políticas e legislação nos municípios e Estado.
O evento, na modalidade presencial com transmissão simultânea pela Internet, terá como palestrantes a deputada federal Mara Gabrilli; o secretário de Mobilidade Urbana de Botucatu, Luiz Gomes Fumis e o presidente e o consultor da ONG Mobilize Brasil, Rick Ribeiro e Marcos Sousa.

O Programa

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o propósito de mensurar e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios.
Assim, o principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas, para um desenvolvimento sustentável no Estado.
A participação dos municípios paulistas ocorre a partir da assinatura de um “Protocolo de Adesão”, pelo qual as prefeituras indicam seus interlocutores, para executar ações ambientais propostas. Hoje, o Programa conta com a adesão de 622 municípios.

 

Texto – Cris Couto

Fotografia – Equipe Técnica Município VerdeAzul.