31/01/2017

O Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (Consema) aprovou nesta terça-feira, 21, o relatório da Comissão Temática de Biodiversidade, Florestas, Parques e Áreas Protegidas sobre o Plano de Manejo da APA Várzea do Rio Tietê, na região metropolitana de São Paulo. O material teve 23 votos favoráveis, 5 contrários e apenas uma abstenção.

A APA abrange os municípios de São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana de Paranaíba e é um dos principais instrumentos de preservação ambiental da região.
A aprovação do relatório, que norteia o Plano de Manejo da APA Várzea do Rio Tietê, é fruto dos esforços e empenho de diversos técnicos, pesquisadores, órgão públicos e da sociedade civil que se debruçaram sobre o tema para adequá-lo a nova realidade territorial da região.

O relatório é fundamental para preservar as características geomorfológicas, hidrológicas e sua função ambiental, inclusive como importante regulador de cheias do rio. A APA Várzea do Rio Tietê foi criada em 1987 e abrange um território de mais de 7 mil hectares.