
27/10/2017
Texto e fotos: Dirceu Rodrigues
A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) levou para Itajobi, município do noroeste paulista, na quinta-feira (26/10), parte da estrutura do Sistema Ambiental para atender prefeitos e interlocutores de municípios da região. É o Ambiente Móvel, iniciativa da SMA, por meio do programa Município VerdeAzul (PMVA), criado com o objetivo de dar suporte técnico ambiental para os municípios. O segundo encontro – o anterior ocorreu em Alvinlândia – contou com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, e reuniu representantes de 198 municípios.
Maurício Brusadin reiterou a importância de chegar até os municípios. “Mal iniciamos o Ambiente Móvel e já estamos inovando. Nossa próxima parada será em Pradópolis e já vem com uma inovação. A partir de agora nossos encontros passarão se chamar Ambiente Móvel Agricultura Presente. Levaremos para Pradópolis os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e, também, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pois entendemos que nossas pastas trabalham com temas casados”.
Brusadin falou também sobre um dos temas mais caros para a SMA: resíduos sólidos. “Criamos um grupo especial com o objetivo de tirar do papel os consórcios regionais. Temos que pensar nos aterros do século 21, aqueles que vão gerar energia. Não dá mais para convivermos com os velhos aterros. Temos que tratar o lixo da maneira mais correta possível”.
O secretário também falou sobre o Município VerdeAzul, que completa 10 anos. “Este é um programa do qual tenho muito orgulho. É o mais bem-sucedido do Brasil. É uma política pública para mais 600 municípios que coloca em prática os indicadores do meio ambiente dos municípios. Mas queremos mais. Queremos envolver o setor produtivo no programa. Queremos que as empresas embarquem nesse projeto conosco e atrelem o nosso selo PMVA em seus produtos.”
Maurício Brusadin finalizou dizendo sobre a importância de eventos como o Ambiente Móvel, que “oxigena nossas almas pra poder construir um Estado mais sustentável, pois é conversando que vamos tirar do papel políticas públicas que melhorem a vida das pessoas. Nós não podemos trabalhar apenas para melhorar o nosso tempo de vida. Temos a obrigação de trabalhar para aqueles que ainda não nasceram e que vão pagar, lá na frente, o déficit que ora deixamos”.
Centro de Educação Ambiental
No período da manhã, Maurício Brusadin visitou o Centro de Educação Ambiental de Itajobi. O secretário pode ver de perto o trabalho de professores e biólogos com a garotada do município que, ao chegarem, já aprendem a primeira lição estampada na placa de entrada do espaço: Entre preservar e destruir, o que você vai escolher? Lá no centro todos ficam sabendo, por exemplo, como se dá o processo de uma árvore: do plantio da semente à germinação e ao crescimento das muitas espécies.
Para José Walter, coordenador do Programa Município VerdeAzul, “uma nota de destaque no PMVA é que os municípios tenham centro de educação ambiental. A ideia é mudar o quê? Massa crítica. Antes, a maioria dos municípios paulistas tinha. Agora tem que ter. Além de contar ponto, o mais importante é que promove a mudança de comportamento de uma cidade, pois as sábias crianças são as sementes do futuro do nosso meio ambiente”.