17/11/2017

foto: Corretor-Carvalho CC BY SA 3.0

Hoje, 17 de novembro, o Instituto de Botânica, da Secretaria do Meio Ambiente, lança o livro “100 anos da represa Guarapiranga: lições e desafios”. O lançamento será às 14h, no Auditório do Instituto de Botânica, e contará com a palestra do Dr. Ricardo Araújo (Sabesp) e com a apresentação do livro pelo Dr. José Galizia Tundisi (IIE-São Carlos).

Guarapiranga é um reservatório emblemático no Brasil, pois representa um cenário de desafios entre água de boa qualidade e urbanização. Foi construída em dois anos – 1906 a 1908 -, para geração de energia elétrica para a cidade de São Paulo. Mais tarde, com o crescimento populacional da região metropolitana de São Paulo (RMSP), Guarapiranga tornou-se um dos sistemas mais importantes de abastecimento público de água, além de prover outros serviços ambientais à população.

O livro foi idealizado pelos pesquisadores do Instituto de Botânica Carlos Eduardo de Mattos Bicudo e Denise de Campos Bicudo. De acordo com os autores, a publicação surgiu da necessidade de compreender o histórico de transformações ambientais pelos quais a represa Guarapiranga passou ao longo dos últimos 100 anos, as condições atuais da qualidade da água, além de trazer uma reflexão sobre as ações de gestão nos últimos 25 anos.

Os desafios e lições para as ações de conservação e recuperação da Guarapiranga também estão presentes no livro.