
18/08/2021
Nesta terça-feira (17) as equipes de fiscalização da Operação Integrada Defesa das Águas (OIDA) removeram 41 construções irregulares na Estrada do Cumbica nº 3.300-4.200, próximo às margens da Represa Guarapiranga, no extremo sul da capital paulista.
Até o momento foram realizadas 20 abordagens e aplicados 51 Autos de Infração Ambiental devido às intervenções estarem em Área de Proteção e Recuperação de Mananciais, totalizando o valor de R$ 440 mil.
No local ainda foram identificados 428 hidrômetros instalados de forma ilegal, os quais serão removidos em ação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e a Sabesp. Nos próximos dias as equipes retornarão ao endereço para prosseguir com o desmonte das estruturas nos pontos onde não há moradores. As construções possuem cerca de 90 m2 e estão espalhadas em 629 lotes, muitos ainda vazios.
A Polícia Militar Ambiental coordenou a operação, que conta com o apoio de órgãos municipais e estaduais, como o Procon Ambiental, Cetesb e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Subprefeitura do M’Boi Mirim, da Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas, concessionárias de água e energia, entre outros.
Denúncias desrespeito às normas ambientais em São Paulo
A população pode denunciar crimes ambientais pelos seguintes canais disponíveis:
Pelo celular: Aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para Android e IOS.
Pelo site: http://denuncia.sigam.sp.gov.br/
Por telefone: Contate a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima. Consulte os telefones em: http://www3.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/cpamb/localize.html
Sobre a Operação Integrada Defesa das Águas – OIDA
A Operação Integrada Defesa das Águas é uma parceria entre órgãos municipais e estaduais que atuam na Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo da ação conjunta é proteger, controlar e recuperar as áreas de interesse público, ambientais e de mananciais. Para isso é feito o monitoramento contínuo das áreas por imagens de satélite, drones e rondas ostensivas.
A OIDA conta com a participação de vários órgãos do Estado e da Prefeitura de São Paulo, como a Polícia Militar Ambiental, a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, a Cetesb, a Guarda Civil Metropolitana, entre outros.