
27/02/2018
Texto: Cris Couto e Dirceu Rodrigues
Fotos: Dirceu Rodrigues
“Enterrar lixo é do passado. Gerar energia é o futuro!” Este foi o recado que o secretário do Meio Ambiente deixou na reunião com 45 prefeitos da região de Araçatuba, ao discorrer sobre a importância da criação dos consórcios regionais para resolver o problema dos resíduos sólidos.
No dia 27 de fevereiro, Araçatuba recebeu mais uma edição do Ambiente Móvel, projeto que teve início em outubro passado, que objetiva discutir, encaminhar e sanar as pendências ambientais da região visitada.
O encontro começou com uma boa notícia, o secretário Maurício Brusadin anunciou a liberação do licenciamento do Distrito Industrial. “A iniciativa é uma decisão importante, pois além do respeito ao meio ambiente vai criar empregos na região”, explicou.
Na sua primeira versão, o encontro era voltado exclusivamente para prefeitos e interlocutores integrados ao Programa Município VerdeAzul (PMVA). Agora, toda sociedade foi convidada a participar e em Araçatuba a adesão foi em massa.
O teatro da UNIP Araçatuba ficou repleto de educadores da rede pública e particular, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, universidades, agricultores, pequenos proprietários rurais, prefeitos, entre outros. Os presentes participaram de palestras, oficinas e workshops, com temas voltados, por exemplo, para Conversão de multas em serviço ambiental, Guarda Responsável, DataGEO, Fiscalização de queimadas e áreas degradadas.
Os órgãos que integram o Sistema Ambiental Paulista – Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), Fundação Florestal (FF), Instituto Florestal (IF), Instituto Geológico (IG), Zoológico (Zoo), Instituto de Botânica (Ibt), Programa Município VerdeAzul (PMVA) e a Polícia Ambiental – disponibilizaram especialistas para atender a comunidade nas diversas questões ambientais.
A abertura do Ambiente Móvel, às 13 horas, foi marcada por uma palestra proferida pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, seguida das explanações de Oswaldo Lucon, especialista em Mudanças Climáticas da SMA e Arnaldo Maschietto, vice-presidente da ONG Flora Tietê Associação de Recuperação Florestal.
O Ambiente Móvel contou com a presença do prefeito Dilador Borges Damasceno, do diretor da UNIP Araçatuba, Hélio Negri. A Secretaria do Meio Ambiente contou com o apoio da Prefeitura de Araçatuba e da Unip Araçatuba para a realização do evento.
Saiba mais:
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ambiente-movel-desembarca-em-alvinlandia/
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ambiente-movel-fecha-agenda-de-2017-em-itu/

Maurício Brusadin com o diretor da UNIP Araçatuba, Hélio Negri, e o prefeito do município, Dilador Borges