22/03/2018

Texto: Luciana Reis / Foto: divulgação
Revisão: Cris Leite

Na quarta-feira, 21 de março, Luigi Longo, coordenador de Consórcios e Concessões no Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (GIRS), da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), visitou o estande do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.

O Consórcio PCJ tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência. Desde o início de sua atuação, em 1989, participou ativamente na solução do saneamento regional e, com pioneirismo, criou condições para a cobrança pelo uso da água, gerando assim a estrutura para que as cidades de sua região fossem capazes de entregar água de qualidade, esgoto tratado e respeito ao meio ambiente.

“O Consórcio PCJ é um grande exemplo para aquelas cidades que desejam construir modelos regionais, onde o benefício à população ultrapassa os limites de cada município. Seu exemplo serve como um estímulo e motivação pessoal para replicar essa mesma organização na solução da gestão de resíduos sólidos em nosso Estado”, destacou Luigi Longo.

O coordenador se encontrou com Benjamin Bill, prefeito de Nova Odessa e presidente do Consórcio PCJ; Rogério Menezes, presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA); e Carlos Lisi, prefeito de Saltinho.