18/04/2018

O Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo, sediou de 16 a 18 de abril a Smart City Business America Congress & Expo (SCBAC&E). O evento, que trata do tema Cidades Inteligentes, se transformou em um lugar de convergência, onde especialistas e líderes de iniciativas inovadoras e transformadoras intensificaram contatos, compartilharam experiências, conhecimentos, ideias, visões, soluções e casos de sucesso.

A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário do Meio Ambiente Maurício Brusadin, que falou sobre a importância das cidades inteligentes para o Futuro do planeta. “Quando trabalhamos com cidades inteligentes, trabalhamos com cidades que poluem menos, que despoluem as águas, que preservam as nossas florestas, e que, principalmente, reduzem as emissões de C02 para que possamos mitigar e reduzir os efeitos das mudanças climáticas.”

Brusadin convidou os participantes a visitarem a Praça do Meio Ambiente, o stand da SMA onde foram apresentadas aos visitantes as ações do governo do Estado de São Paulo por meio do Programa de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (GIR), cujo objetivo é resolver de maneira efetiva e conclusiva todo problema dos resíduos sólidos que as cidades, os cidadãos e os governos vivem hoje. “Convido a todos para conhecerem o nosso stand. A Praça do Meio Ambiente estará aqui para apresentar e discutir as políticas públicas ambientais. Estamos mostrando os caminhos para a transformação da energia, que hoje nós aterramos e jogamos fora, que poderá se transformar em energia elétrica no futuro. Estamos discutindo como será o aterro do século 21”.

Participaram da Smart City Business America executivos de grandes, médias e pequenas empresas, empreendedores, líderes e formadores de opinião, representantes de cidades e imprensa especializada: todos compartilhando o mesmo espaço físico, com o propósito de expor ideias e projetos para que cidades inteligentes se tornem realidade.

Prefeitos visitam a Praça do Meio Ambiente

Luigi Longo, assessor da SMA para Consórcios e Concessões e coordenador do Programa de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, foi o responsável por apresentar a ações da SMA para os visitantes da feira. Dentre as muitas visitas, Longo recebeu no stand Leopoldo Albuquerque, presidente do Instituto Smart Cities Business America; Mimo Ravagnani, diretor-executivo do Consimares; Gavroche Fukuma, diretor-executivo do Cidades Inteligentes; e os prefeitos Elvis Cezar, de Santana de Parnaíba; Vlamir Sandei, de Tietê; Jeferson Andrade, de Madre de Deus-BA; Benjamin Bill, de Nova Odessa; e Gustavo Reis, de Jaguariúna.

Luigi Longo comenta que um dos destaques do trabalho na Praça do Meio Ambiente foi o recolhimento de 100% dos resíduos gerados durante o evento, que foram recolhidos por cooperativas e associações que darão destinação final ao material recolhido nos três dias de evento.

Texto e fotos: Dirceu Rodrigues