
16/05/2018
Prestes a comemorar 60 anos, no próximo 19 de maio, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) ganhou um presente: a aprovação do Plano de Manejo pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), na 366º Reunião, realizada na quarta-feira, 16 de maio, na Secretaria do Meio Ambiente (SMA).
“O plano de manejo vai dar garantias à biodiversidade e ao turismo. E o turismo vai ajudar a manter a floresta de pé”, comemorou o secretário Maurício Brusadin.
Outra importante aprovação foi a minuta de decreto que regulamenta a Política Estadual de Educação Ambiental e institui a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental. Esta comissão, formada pelas pastas de Meio Ambiente e de Educação, será responsável pela implementação da Política e do Programa de Educação Ambiental no Estado. Também vai fortalecer as ações de educação ambiental e ainda ser um canal com a sociedade, entre outras funções.
Ainda na ordem do dia, os conselheiros votaram a favor da permissão do uso a título precário e gratuito e por tempo determinado da Estação Experimental de Mogi Mirim, em Mogi Mirim, para a Prefeitura de Mogi Mirim; e da Estação Experimental de Tupi, em Piracicaba, para a Prefeitura de Piracicaba.
PETAR – relevância nacional
Administrado pela Fundação Florestal, o PETAR, criado em 1958, está entre os municípios de Iporanga e Apiaí. É um dos mais antigos parques do estado de São Paulo. Possui sua área coberta pela densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica, além de abranger uma das províncias espeleológicas mais importantes do Brasil, com mais de 300 cavernas cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).
Com 35.772,5 hectares integra a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera, além de ser considerado como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, pois reúne uma das áreas de mata atlântica mais preservadas do Brasil. Faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Paranapiacaba, composto ainda pelos Parques Estaduais Intervales, Carlos Botelho, Nascentes do Paranapanema, Estação Ecológica Xitué e Área de Proteção Ambiental Estadual da Serra do Mar.
Texto: Luciana Reis
Fotos: José Jorge/divulgação
Revisão: Cris Leite