Parque Villa-Lobos
Conhecido como local para práticas esportivas, o parque Villa-Lobos sempre tem também uma programação diferente nas datas especiais. É o caso da Semana do Meio Ambiente, com tantos eventos programados que na verdade vai durar 10 dias!
A comemoração começa no dia 1º de junho, com a inauguração Villa Ambiental, que vai abrigar a Exposição Água. No local, os visitantes poderão participar de uma monitoria onde serão abordadas questões de consumo consciente, biodiversidade, reciclagem e gestão de resíduos sólidos.
No sábado (2/06) a partir das 14 horas, será realizada a Oficina de Terrario, ministrada pelos monitores do parque, que ensinam técnicas para construção desses minijardins cultivados em vidros e sua manutenção. A participação é gratuita, mas a capacidade é limitada a 10 pessoas.
Para os amantes da jardinagem, no domingo (3/06) é a vez da Oficina de Kokedama, também marcada para as 14 horas. Nela, os monitores do parque ensinam a arte originária do Japão, como montar e manter essa técnica que é considerada uma variação do bonsai. Quem quiser participar deve chegar mais cedo, para garantir uma das 10 vagas oferecidas.
Uma divertida e colorida forma de expressão, a pintura de rosto no parque Villa-Lobos tem temática do meio ambiente. Marcada para o dia 5/06, uma terça-feira, ela vai acontecer durante todo o dia e deve receber 10 crianças a cada vez.
Com objetivos mais duradouros, a Oficina de Bomba de Semente, na sexta-feira, dia 8/06, vai ensinar a técnica que pode ser utilizada em pequenas e grandes escalas para o reflorestamento. Como aconteceu na década de 1980 na recuperação de trechos da Serra do Mar, na região de Cubatão, através de uma iniciativa pioneira da CETESB.
Oficina de Boneco Ecológico, no sábado (9/06) a partir das 14 horas. Nessa oficina, os monitores do parque vão ensinar técnicas de montagem de bonecos ecológicos, com o aproveitamento de material reciclável, para um número máximo de 10 pessoas.
No dia seguinte, domingo, será realizada a Oficina de Máscaras de Animais Silvestres, também com 10 vagas e início previsto para as 9 horas.
Ao mesmo tempo que informam sobre a importância da conservação dos animais silvestres, os monitores do parque ensinam as técnicas de confecção de máscaras com alguns dos bichos do nosso ecossistema.
Parque Cândido Portinari
Desde sua fundação em 2016, o Vans Park Series reserva uma das etapas qualificatórias globais para o Brasil. Em 2018 é a vez da nova Vans Skatepark São Paulo, no Parque Cândido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos. A programação começa dia 1/6, às 11 horas e prossegue no domingo, a partir do meio-dia.
Além do campeonato, os organizadores programaram atividades na House os Vans, com workshops, games e outras atrações, entre elas customização de tênis e bottons.
Parque Água Branca
Cartografia, Geociências e Meio Ambiente: visita temática no Museu Geológico
Nos dias 2 e 3 de junho (sábado e domingo), o Museu Geológico será palco de visitas guiadas com o tema Cartografia, Geociências e Meio Ambiente. As visitas, com duração média de 20 minutos, serão conduzidas pelos monitores do Museu. Durante a atividade, os monitores conversarão com os visitantes sobre técnicas cartográficas antigas e atuais, além de mostrar equipamentos antigos empregados na produção de mapas.
O evento, que é parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, será também uma oportunidade para discutir a relação entre mapas e meio ambiente.
A atividade é gratuita e não é necessária inscrição prévia. Estão programadas três visitas em cada dia de atividade, às 11h00, 14h00 e 15h30 horas.
O Museu Geológico está localizado no Parque da Água Branca, que fica na Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca. Fica aberto ao público de terça a domingo, das 9 às 17 horas.
No domingo, dia 10, o Parque da Água Branca abriga a Feira de Agricultura Viva, que contará com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin.
Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal
No Parque Estadual Alberto Löfgren/Horto Florestal, continua a exposição Bicho: quem te viu, quem te vê, de terça a domingo, das 9 às 12 horas e das 14 às 16h30. A exposição, que está percorrendo vários parques da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tem o objetivo de alertar para o atropelamento dos animais de nossa fauna, nas estradas e rodovias paulistas.
Sexta-feira, primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, o Horto proporciona uma ótima oportunidade para os visitantes conhecerem o chamado Circuito das Águas, com monitoria em todo o percurso. O passeio começa às 9h30, em frente ao Palácio de Verão, e prossegue até às 11h30.
A trilha abrange nascentes, bicas e lagos do Parque Alberto Löfgren. O tempo médio da caminhada é de aproximadamente 40 minutos com nível médio de dificuldade. Neste percurso serão realizadas paradas a fim de contextualizar a situação das bicas, nascentes e das águas que passam pelo interior do Horto, como ocorre no Córrego da Pedra Branca, em que suas nascentes localizadas fora dos limites do parque, servem para abastecer os lagos. Com grande potencial hídrico, o circuito das águas ajuda a manter a diversidade de fauna existente no local como é o caso do pato Cairina moschata, do marreco Anas platyrhynchos, do ganso-comum Anseranser e do ganso-sinaleiro Anser cygnoides.
No sábado, dia 2, a partir das 10 horas, começa o curso básico de cultivo de orquídeas, em parceria com a Socan. À tarde, as 14h30, uma Gincana Ambiental terá início em frente ao Palácio de Verão. As gincanas desenvolvidas na semana do meio ambiente têm o objetivo de integrar o público visitante do parque e despertar valores ambientalmente responsáveis. A competição será composta por tarefas como coleta de recicláveis, confecção de obras de arte a partir de elementos da natureza, composição de poesias, jogos ambientais e prova de conhecimento. As atividades serão desenvolvidas em equipes, compostas por no mínimo quatro pessoas e no máximo sete.
A execução das tarefas acontecerá em dois pontos do parque: no jardim do Palácio de Verão e na trilha do Arboreto 500 anos. Cada tarefa terá pontuação especifica que varia de 5 a 15 pontos. O grupo vencedor levará para casa um kit contendo três livros da coleção Cadernos de Educação Ambiental, além de guloseimas.
Domingo, dia 3, as atividades comemorativas prosseguem, com a Oficina de Recicláveis, às 10 horas e Contação de Histórias, às 12. Estas atividades vão acontecer no Núcleo de Educação Ambiental – Leia Bem no Horto.
Segunda-feira, outro ótimo passeio deve animar os frequentadores do parque: a Trilha São João Gualberto, com 300 metros, nível fácil, monitorada. Saída em frente ao Palácio, às 10 horas.
A trilha São João Gualberto, leva este nome devido à imagem do santo localizada em seu início, entronizada no Horto Florestal em 1956 por monges beneditinos da Itália, proclamado o “Protetor das Florestas do Estado de São Paulo” por decreto pontifício. Com extensão de 315 metros não pavimentados, tem formato linear e é considerada de baixa dificuldade. O percurso pode ser realizado em aproximadamente 15 minutos e é percorrido com facilidade por crianças, jovens e adultos. Nela é possível apreciar algumas espécies arbóreas da Mata Atlântica que se encontram identificadas por meio de placas.
Quem quiser ajudar a aumentar a mata do Horto, pode participar do plantio de árvores nativas, marcado para as 9 horas da terça-feira (5/06). O encontro é em frente ao Palácio. No mesmo local, às 14h30 do dia 8/06 (sexta-feira) começa outra gincana ambiental.
No sábado (9/06), às 10 horas, uma oficina do meio ambiente vai ensinar os participantes a aproveitar embalagens e outros tipos de sucata, que podem ser reaproveitadas e transformadas em objetos utilitários. A atividade será realizada no Núcleo Educação Ambiental – Leia Bem no Horto. No domingo, as pessoas terão a oportunidade de aprender a cultivar uma horta, um pomar ou um jardim. A Oficina de Plantio, será realizada a partir das 10 horas, ao lado das quadras, no domingo, dia 10/06, quando se encerra a programação da Semana do Meio Ambiente.