09/11/2018

Evento celebrou aniversário neste dia 9 de novembro

Há exatos 90 anos, no dia 9 de novembro de 1928, nascia o Jardim Botânico de São Paulo (JBSP). Nesta sexta-feira (09/11), o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Trani, e representantes de todo o Sistema Ambiental Paulista, se juntaram a Diretoria, pesquisadores, funcionários e estudantes do Instituto de Botânica (IBt), ao qual o JBSP é ligado, para celebrar o aniversário da nonagenária instituição, localizada na zona sudeste da capital e considerada uma das mais belas paisagens da cidade, além de ser considerado um dos melhores jardins botânicos brasileiros.

Homenagens, com exibição de vídeos e entregas de lembranças, a ex-funcionários e aposentados – alguns já falecidos, representados por familiares – , e anúncios de algumas medidas importantes fizeram parte do evento comemorativo. O secretário lembrou que tem envidado esforços na alocação de recursos da Câmara de Compensação Ambiental da SMA e citou a aprovação da reforma do Museu Botânico, do incremento de vigilância na área e das verbas para o início das obras de saneamento básico do Jardim.

Ressaltando a importância da presença maciça dos representantes de todo o Sistema Ambiental Paulista, o secretário lembrou que sua gestão foi calcada na integração de todos os órgãos e instituições da SMA. Mencionou a criação de comitês de integração dos trabalhos, que resultaram, entre outros, na aprovação de 12 planos de manejo, até o momento, sem custos, e o Zoneamento Ecológico-Econômico.

Por sua vez, Luiz Mauro Barbosa, diretor-geral do IBt, instituição criada em 1938 e que está completando 80 anos, encerrou a 25ª RAIBt (Reunião Anual do Instituto de Botânica), que teve início na segunda-feira, 5/11, com o tema central justamente focando no aniversário, história e importância do JBSP e do IBt.

Há 42 anos no Instituto, Luiz Mauro aproveitou para encorajar o corpo funcional a se manter firme frente aos novos desafios e dificuldades financeiras, no âmbito da atual conjuntura econômica por que passa o país e o Estado de São Paulo: “Precisamos partir para a autossustentabilidade. Precisamos buscar parcerias. Divulgar, explorar mais e melhor nossos serviços. Renovar esta casa, abrir espaço e vagas para jovens funcionários ingressarem e continuarem a luta!”

Lançamento de publicações e site de áreas protegidas

Em prosseguimento às comemorações, aconteceu no restaurante do Jardim Botânico um coquetel, em que a Banda da Polícia Militar do Estado brindou o público com músicas, como a Aquarela do Brasil, e executou o hino nacional. Também houve o tradicional corte do bolo de aniversário.

O secretário Trani e o diretor Luiz Mauro, por sua vez, brindaram a todos os presentes com o anúncio do lançamento de duas publicações e uma nova página no site da SMA na internet. As publicações são o livro “Sementes do Brasil: produção e tecnologia para espécies da flora brasileira” (escrito por 28 autores, de 14 diferentes instituições, entre elas o IBt) e o “Roteiro de Visitação do Jardim Botânico de São Paulo – Edição Comemorativa dos 90 anos” (em português e inglês).

A nova página disponibilizada no site da SMA é o Guia de Áreas Protegidas, pelo qual os usuários podem conhecer todas as Unidades de Conservação, com informações sobre trilhas, capacidade de atendimento, mapas e legislações, entre outras.

Texto: Mário Senaga
Foto: Pedro Calado

JB 90 anosJB 90 anosJB 90 anos