26/12/2018

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de São Paulo – CIEA-SP foi instalada em ato simbólico no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, dia 19 de novembro.

A Comissão é um dos instrumentos da Política Estadual de Educação Ambiental do estado e é formada por representantes eleitos e indicados pelos respectivos órgãos e pastas. A cerimônia contou com a presença do  Secretário do Meio Ambiente Eduardo Trani,  da coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Maria de Lourdes Rocha Freire e de Sérgio Luiz Damiati, representando a Secretaria de Educação.

Criada pelo Decreto Estadual n.º 63.456/2018, a CIEA tem como característica principal ser um órgão colegiado de Estado, um espaço formal de diálogo entre sociedade civil e governo para orientar a formulação de políticas públicas em Educação Ambiental. Por reunir representantes de diversos setores e secretarias, a CIEA-SP pode incidir também nas formas como políticas públicas diversas podem incorporar preocupações e cuidados com o meio ambiente, prevendo contribuições efetivas de processos educadores comprometidos com a cidadania e a participação social na gestão pública.

Segundo o Secretário Eduardo Trani, a CIEA traz um diferencial em relação a outros colegiados vinculados às demais políticas. Para ele, a CIEA pode desenvolver uma grande capacidade de articulação entre diferentes políticas públicas, assim como estimular a aproximação entre os entes federativos, reforçando a integração, sobretudo visando uma agenda ambiental conjunta.

Para Maria de Lourdes Rocha Freire,  a criação e instalação da CIEA-SP configuram grandes conquistas de educadores e educadoras em São Paulo. Ela também destacou o processo de constituição da CIEA-SP. Para a educadora, tratou-se de um processo transparente, aberto à participação, colaboração e presença de diferentes atores do campo da Educação Ambiental.

Também presentes, o Prof. Marcos Sorrentino, do Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ-USP e John Emílio Tatton, da SABESP, manifestaram satisfação com a instalação da CIEA-SP após 11 anos da promulgação da lei que instituiu a Política Estadual de Educação Ambiental em 2007.

Os representantes eleitos pela sociedade civil e os membros indicados pelos órgãos governamentais devem ser nomeados formalmente por Ato do Governador. A próxima reunião está agendada para fevereiro de 2019.

Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de São Paulo

Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de São Paulo – CIEA-SP