15/06/2022

Nesta quarta-feira (15) o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, e o subsecretário de Infraestrutura, Cassiano Ávila, receberam representantes da USP e da Escola Politécnica, para assinar o contrato e formalizar o início dos trabalhos para elaboração do Plano Paulista de Energia – PPE 2050, que tem o objetivo planejar as ações necessárias para que seja alcançada neutralidade das emissões líquidas de gases de efeito estufa no Estado em diferentes setores. O plano está em consonância com o compromisso assumido por São Paulo na adesão aos programas Race to Zero e Race to Resilience da ONU.

O engenheiro Dorel Soares Ramos, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica (PEA/USP) apresentou a metodologia que será adotada e detalhou os processos do trabalho que serão implementados durante os 15 meses de elaboração do plano, que contará com quatro fases, incluindo a consulta pública e a entrega de metas parciais. A SIMA será a Coordenadora dos trabalhos, como ressaltado pelo subsecretário Cassiano, na assinatura do contrato.

“A Secretaria vai coordenar a elaboração do plano, com a contribuição fundamental de quase duas dezenas de especialistas e pesquisadores da USP, que somarão esforços conosco para elaboração de um plano inovador, com uso eficiente de energia, estímulo à transição energética e redução da emissão de gases de efeito estufa em diversos setores da economia”, disse Cassiano.