17/02/2020

A primeira oficina de Capacitação Digital para Jovens de Cooperativas de Agricultores Familiares foi promovida pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) em parceria com o grupo de pesquisa Design em Ação, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP) para um grupo de agricultores de Iperó, Porto Feliz e do distrito de Parelheiros, na capital paulista.

Por meio de dinâmicas realizadas no sábado (15/2), os participantes conheceram e experimentaram ferramentas de trabalho colaborativo e também desenharam projetos para melhorar o dia a dia das famílias e comunidades.

A oficina possibilitou ainda aos integrantes do grupo refletir sobre sistemas agroflorestais, produção orgânica e cuidados com o meio ambiente, além de proporcionar diálogo sobre a construção do trabalho coletivo e cooperado, o desejo de aumentar a renda e empreender.

Estudante de turismo, Larissa Soares Faccini é filha de agricultores do Assentamento Ipanema e diz ver no turismo rural de base comunitária uma possibilidade de geração de renda no campo. “É também uma oportunidade de aproximar o consumidor de produtos das cooperativas e ampliar a comercialização”, destacou.

Divulgar a cooperativa e seus produtos faz parte dos objetivos da administradora Elis Regina dos Santos Vieira. Ela vai aproveitar o curso para alavancar um projeto de turismo de um grupo do assentamento. “Queremos mostrar os sabores e saberes do Assentamento Ipanema, raiz limpa, comida limpa, sinônimo de vida”, reforçou.

A primeira etapa da capacitação resultou em dois projetos que serão complementados na próxima edição da oficina, no final do mês, quando o grupo receberá conteúdo de marketing digital para redes sociais.

“Nosso objetivo é trabalhar com os jovens agricultores para ampliar o uso de ferramentas digitais tanto para uso pessoal como para alavancar a utilização das mídias sociais na comercialização de produtos originados de agroflorestas, levando mais tecnologia para a agricultura familiar”, destacou o professor de Design da FAU/USP Leandro Manuel Reis Velloso.