Nesta quinta-feira (28), o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Marcos Penido, representou o governador João Doria durante o lançamento da Aliança pela Ação Climática – ACA Brasil, para o enfrentamento à crise climática mundial a partir de uma coalizão de lideranças empresariais, investidores, governos locais, entre outros. Trata-se de uma inciativa organizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o ICLEI América do Sul, Instituto Clima e Sociedade, CDP Latim America e o Centro Brasil no Clima.

O Brasil ocupa, historicamente, o sétimo lugar como maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. Por outro lado, abriga a maior floresta tropical do planeta o que favorece soluções por meio da natureza e uma economia de baixo carbono, com potencial de geração de emprego e melhoria na qualidade de vida da população.

O Estado de São Paulo vem se destacando nas medidas mitigatórias em relação às mudanças climáticas e preservação do meio ambiente. A participação do Governo do Estado na ACA Brasil, juntamente com outros governos subnacionais visa dar maior visibilidade para as ações de estados e municípios, identificar sinergias e contribuições para a NDC brasileira, e também chamar a atenção para a necessidade de apoio aos projetos e ações que visam contribuir com as metas brasileiras no Acordo de Paris. Além disso, a ACA Brasil contribuirá para uma maior articulação entre os governos subnacionais para a COP26, Conferenca Mundial sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro deste ano na Escócia.

“Trabalhamos nossa matriz energética para uma crescente eletrificação de origem renovável, associada a uma economia alavancada pela fonte solar e por formas de integração com o hidrogênio e óleos vegetais hidrotratados. São Paulo tem uma longa tradição de renovabilidade em sua matriz pelas usinas hidrelétricas e pela força do setor sucroenergético que, além do etanol, fornece bioeletricidade e pode oferecer ainda mais com o biometano”, destaca Penido.

“Estamos revendo a nossa legislação e trabalhando em diversos planos para atingir as metas em mitigação às mudanças climáticas. O Acordo São Paulo, divulgado na COP de Madri, em 2019, é um deles”, finalizou o secretário.