25/09/2021

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de SP, Marcos Penido, participou, neste sábado (25 de setembro), de um encontro com prefeitos do Consórcio de Municípios da Mogiana (CMM), em Sertãozinho (região de Ribeirão Preto), para debater a gestão regionalizada dos resíduos sólidos urbanos (RSU). A entidade é composta por 47 cidades.

A agenda faz parte das atividades previstas no Protocolo de Intenções firmado, em maio deste ano, entre o Consórcio e o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), da Secretaria, e que inclui apoio do Estado na implantação de soluções regionais para melhoria da coleta e destinação dos resíduos.

O secretário apresentou o painel sobre as diretrizes do Estado para gerir e gerenciar os resíduos e destacou a importância pela busca de alternativas para a destinação. “O resíduo sólido precisa deixar de ser um problema para se tornar uma solução: ser reutilizado, por exemplo, para gerar energia e, principalmente, emprego e renda”.

Penido ainda aproveitou para enaltecer que as ações que culminarão desta parceria vão além de propósitos relacionados à agenda ambiental. Segundo o secretário estadual, tratar o assunto de forma regionalizada não é apenas necessário, mas inteligente. “Entendemos que a solução para os resíduos sólidos, a própria solução para o saneamento, somente se dá por meio da união das forças, no ganho de escala e nas soluções tecnológicas, que precisam ter volume e uma dimensão que somente o consórcio pode oferecer”.

O coordenador da Câmara Ambiental do CMM, Ivan Mello – que é secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Sertãozinho – detalhou as ações já em curso pelo Consórcio para atender as diretrizes estaduais em resíduos sólidos, também em consonância com a Política Nacional (PNRS).

Articulado pelo CIRS, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado celebrou, ao final do evento, um protocolo com o CMM e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) para regionalizar a logística reversa.

Além de prefeitos da região, também participaram do evento o coordenador-executivo do CIRS, José Valverde, representantes de cooperativas de catadores, do setor empresarial e de entidades da sociedade civil.

O evento completo, transmitido pelo CMM no Youtube, pode ser acessado em https://bit.ly/cmm-rsu.