
27/09/2021
Um grupo com aproximadamente 30 gestores públicos, de diferentes órgãos e secretarias do Estado, concluiu, nesta segunda-feira (27 de setembro), a segunda e última etapa de um programa de capacitação com foco na elaboração e implementação de projetos de gestão, eficiência energética e geração distribuída fotovoltaica em prédios públicos.
Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP (SIMA) e a agência alemã GIZ, a iniciativa foi realizada durante três dias (20, 22 e 27 de setembro). No período, o grupo teve a oportunidade de conhecer técnicas para a preparação de projetos e ferramentas que fazem parte do “kit de capacitação” fornecido pela GIZ. Entre elas, planilhas, modelos de relatório, guias com passo a passo e diversos instrumentos para aprimorar as etapas relacionadas com o desenvolvimento de projetos de eficiência energética (EE) e investimentos em geração fotovoltaica (Geração Distribuída (GD).
No decorrer das capacitações ainda foram explorados desde aspectos relacionados à identificação prévia do potencial de uma iniciativa e seus benefícios indiretos – como geração de empregos e redução de impactos ambientais – a pontos de atenção a serem observados na modalidade de contratação dos serviços, assim como a estrutura de projetos para obtenção de financiamentos.
Um dos módulos do ciclo de oficinas tratou também do Manual de Boas Práticas, um conjunto de materiais que o conteúdo pode ser compartilhado com outros servidores, podendo eles, dessa forma, atuarem como multiplicadores, disseminando informações relacionadas com a preparação e implementação de projetos de EE e GD.
Treinamento em duas etapas
A capacitações da GIZ, conduzidas por profissionais da Mitsidi, empresa de consultoria contratada pela agência alemã, foram divididas em duas etapas. A primeira delas, teórica, foi realizada em agosto. Na ocasião, mais de 130 técnicos e gestores públicos se inscreveram em uma série de quatro webinars focados no Guia Felicity, que indica o passo a passo para identificar oportunidades relacionadas a projetos de eficiência energética, bem como o caminho para captação dos recursos necessários às respectivas implementações.
Encerrada essa etapa, foram selecionados 30 servidores para acompanhar um ciclo com oficinas práticas.
Guia FELICITY e agência alemã
O ciclo de webinars foi realizado no âmbito projeto Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility (FELICITY), financiado pelo Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU), implementado pela cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável por meio da GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI).
00