
02/12/2021
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), realizou nesta terça-feira, 30 de novembro, a 8ª Reunião Ordinária para apresentar as atualizações sobre revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, os novos protocolos celebrados, além das sínteses das ações coordenados pelos Grupos de Trabalho do setor.
O coordenador do CIRS, José Valverde agradeceu aos membros do comitê pelo trabalho ao longo de 2021. “O ano foi muito produtivo em inúmeros aspectos, colocamos em execução as ações e metas do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, formalizamos parcerias importantes para a gestão dos resíduos no Estado de São Paulo. O nosso CIRS se firmou como uma governança ágil, moderna e realizadora e em 2022, estaremos com o ânimo redobrado”.
Conduzindo o GT sobre o novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), o técnico da secretaria, responsável pela coordenação da revisão do documento, André Simas, explicou as mudanças e a importância da atualização. A versão revisada do PERS incorpora temas como lixo no mar, economia circular, áreas contaminadas, consorciamento de municípios e Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sigor), entre outros. A revisão alinha as novas diretrizes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 2030, da ONU, e também ao Plano Plurianual – PPA 2020.
As novas rotas tecnológicas têm tido muita visibilidade, sendo um dos pilares da política paulista de resíduos sólidos. Ricardo Cantarani coordenador do GT dedicado ao tema apresentou relato sobre os licenciamentos ambientais para empreendimentos de aproveitamento e recuperação enérgica em São Paulo, com distinção para as UREs Mauá, Santos, Bragança Paulista, Nova Odessa e São João da Boa Vista.
Outro destaque foi a assinatura de protocolos de intenção. Ao todo 18 protocolos já foram assinados e 9 consórcios estão em tratativas, o que significa uma relação com 439 municípios do Estado de SP, que representam aproximadamente 36,5 milhões de habitantes. “Uma das bandeiras da atual gestão é o foco em um trabalho pautado não apenas no desenvolvimento social, mas sustentável do estado. Podemos afirmar que deixamos estruturado o comitê e firmamos importantes parcerias que nos colocam em um patamar de diálogo direto com a sociedade, importante avanço para colocarmos em prática nossas ações”, destacou Valverde.
Como é de praxe na Reunião Ordinária, cada um dos coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) apresentou um balanço das atividades de julho a novembro de 2021.
Ao final do evento, o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido agradeceu e elogiou a sinergia entre os setores. “A gente vê a interface de todas as áreas. Estamos no caminho certo de um trabalho conjunto, e cada vez mais tirando as ações do papel e materializando-as. É por meio desse trabalho, da união dos esforços, que conseguimos cada vez mais ver esse trabalho tão importante acontecer”.