18/05/2022

Nesta quarta-feira (18) o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, participou do webinar “Intercidades – Percurso para um Futuro Sustentável”, dedicado ao projeto Novo Rio Pinheiros, organizado pela UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo). Sebastião Misiara, presidente da entidade, comandou o evento que mostrou todos os detalhes do programa de despoluição e revitalização, com a suas fases apresentadas pelos responsáveis por cada processo da obra.

O Programa Novo Rio Pinheiros já conectou cerca de 593 mil imóveis à rede e levou coleta e tratamento de esgoto para mais de 1,5 milhão de pessoas. Na próxima etapa serão entregues cinco Unidades de Recuperação (UR) que irão tratar a água nos córregos e retirar os efluentes provenientes de locais onde não é possível a ligação convencional, como ocupações irregulares e áreas com barreiras físicas que impedem a passagem de coletores. Paralelamente ocorre a coleta do lixo flutuante, o desassoreamento e a implantação de novos espaços de lazer nas margens.

O evento foi aberto pelo governador Rodrigo, que enviou um vídeo gravado no Pinheiros e destacou a eliminação do odor e melhora da qualidade da água no afluente. Em seguida, o secretário Fernando Chucre destacou a capacidade de gestão do Governo do Estado na escolha do modelo inovador para a contratação dos trabalhos de execução da obra cujo pagamento é realizado por performance e cumprimento de metas. Chucre também pontuou os ganhos para a cidade. “Trazer o Rio Pinheiros de volta para a cidade é devolver para a população do entorno qualidade de vida, além de uma nova área verde de lazer e cultura, com um parque revitalizado à disposição de todos”.

O secretário, que assumiu a Pasta de Meio Ambiente há um mês, reforçou ainda que sua primeira missão é concluir os bons projetos que estão em andamento. “Temos muitos programas desenvolvidos e encaminhados, que foram muito bem executados nos últimos três anos. Quero finalizar todos os trabalhos e deixar claro para a população de São Paulo o que foi feito em infraestrutura e meio ambiente”, disse Chucre.

Marcos Penido, secretário de Governo, que esteve à frente do projeto de revitalização do Novo Rio Pinheiros, também participou do debate e ressaltou que “o  projeto é um exemplo de como um Governo sério e competente trabalha. Além da revitalização, uma questão fundamental foi o resgate da dignidade das pessoas por meio do saneamento básico”, comentou Penido.

Também participaram do seminário, apresentando a parcela de contribuição de cada empresa para o projeto: Márcio Réa, diretor-presidente da EMAE; Carlão Pignatari, presidente da ALESP; Alceu Segamarchi Junior, diretor da Sabesp; Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Cetesb; Wanderley Júnior, chefe de gabinete do DAEE e o deputado federal Geninho Zuliani.

 

Para saber mais sobre o programa Novo Rio Pinheiros acesse: https://novoriopinheiros.sp.gov.br/ 

Confira o evento em: https://www.youtube.com/watch?v=3ISEUkx-xgU