01/12/2022

Nesta quarta-feira (30) o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, recebeu em seu gabinete Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura da Bahia, para uma troca experiências sobre concessões e projetos urbanos e ambientais. O Governo baiano tem o desafio de implantar o projeto de concessão para construção e operação da Ponte Salvador-Itaparica, uma ponte maior que a Rio-Niterói, que conta com questões ambientais importantíssimas, uma vez que a obra será em alto mar.

Chucre informou detalhes da montagem do projeto e a experiência que foi adquirida com o bem-sucedido projeto do Programa Novo Rio Pinheiros e as concessões dos parques estaduais Villa Lobos, Cândido Portinari e Água Branca e ressaltou. “É preciso realizar as etapas do processo de forma organizada, responsável e sustentável. Sem agredir o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida das pessoas que vivem no entorno e irão usufruir dos locais no futuro, dando atenção ao desenvolvimento urbano”.

“A ilha de Itaparica tem todo um ecossistema novo e socioeconômico que vai ser hiper potencializado com essa obra.  Talvez uma parte venha se tornar PPP também, por isso a gente veio conhecer as PPPs de vocês, as soluções e o aprendizado de forma geral”, disse Cavalcanti.

Para finalizar Chucre ressaltou a importância dos investimentos da iniciativa privada, da parceria com o poder público municipal e o envolvimento da sociedade para o sucesso de um projeto. Além disso deixou a área técnica da SIMA à disposição para a troca de informações.