
18/08/2023
Encontro contou com participantes das cidades que permeiam o Tietê para debater os próximos passos do projeto
Representantes do Fórum de Integração das Ações de Recuperação do Rio Tietê (FIAR-Tietê) se reuniram, nesta sexta-feira (18), com o intuito de discutir os próximos passos do programa IntegraTietê. No encontro, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) apresentou uma proposta de monitoramento abrangente da qualidade da água do Tietê, por meio de indicadores segmentados. O objetivo é avaliar o progresso em diferentes compartimentos (Alto, Médio e Baixo) do rio, cada um com suas características e desafios específicos.
“A colaboração e o diálogo contínuo, promovidos pelo FIAR-Tietê, são essenciais para o desenvolvimento sustentável das regiões e, claro, para o sucesso das ações de curto, médio e longo prazo do IntegraTietê”, afirmou Samanta Souza, Subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, da Secretaria de Meio Ambiente, infraestrutura e Logística (Semil).
Cabe lembrar que na primeira reunião, ocorrida em maio deste ano, um formulário digital criado para unificar as informações e medidas em curto e médio prazo foi apresentado. Na ocasião, os participantes também demonstraram preocupação com o crescimento da poluição difusa no rio.
Ao final, foram apresentadas as ações macros para acompanhamento, como o levantamento das condições de coleta e tratamento de esgoto sanitário, feito em conjunto com as concessionárias e prefeituras, e a definição de afluentes do rio, que serão utilizados para verificação dos indicadores de qualidade, em parceria com a SABESP.