
28/08/2023
O compromisso, que existe desde 2010, tem como foco a promoção de ações voltadas para a educação ambiental
Maior destino de brasileiros, especialmente paulistas, que se deslocam para o Japão, e de japoneses que vêm a São Paulo, a província de Aichi tem um rico histórico de parcerias com o Estado. Nesta segunda-feira (28), a aliança foi renovada na visita feita pelo governador Hideaki Ohmura à secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende. O encontro reforçou o compromisso, que existe desde 2010, de colaboração de ações que priorizam a inovação ambiental e o desenvolvimento econômico de forma sustentável.
Na reunião, a secretária reforçou a importância das políticas públicas voltadas à sustentabilidade, como o Plano Estadual do Meio Ambiente, lançado em junho deste ano. “No âmbito da biodiversidade, temos a meta de restaurar 37,5 mil hectares até 2026”, afirmou. “Para isso, estamos em busca de parcerias – sejam elas públicas ou privadas – para somarmos esforços e avançarmos”, contou.
O governador enfatizou a importância da colaboração em termos de educação ambiental, lembrando a 2ª Edição do Programa de Mobilidade Virtual São Paulo-Aichi, uma iniciativa conjunta realizada neste ano. “O intercâmbio de jovens entre os dois países é o que impulsionará o avanço desse tema”, afirmou Ohmura.
A 2ª Edição do “Programa de Mobilidade Virtual – Intercâmbio de Jovens São Paulo-Aichi” aconteceu em janeiro de 2023, em mais uma iniciativa conjunta do Governo de São Paulo e da província de Aichi. O debate on-line teve como principal objetivo promover a troca de experiências entre os jovens de 18 a 29 anos dos dois países, selecionados para entrar no grupo por meio de edital público, com o tema da “Restauração dos Ecossistemas Marinhos Costeiros”.
Além do governador, a comitiva japonesa foi composta pelo Diretor-Geral do Escritório de Política de Planejamento, Kohei Numasawa, e pelo Diretor-assistente da Divisão de Coordenação de Políticas, Hiroshi Ishihara, entre outros. Pela Semil, participaram o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade, e o diretor-executivo da Fundação Florestal (FF), Rodrigo Levkovicz. Representando a Secretaria de Negócios Internacionais, participaram da reunião Carina Dolabella Pereira e Sergio Ricardo Rodrigues Junior.