22/11/2023

Cerimônia do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) aconteceu nesta terça-feira (21), em Atibaia, com candidaturas de 36 organizações

Considerado o “Oscar do Saneamento”, o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), reconhece e consagra o modelo de trabalho e a qualidade da gestão ambiental no setor das empresas públicas, privadas e concessionárias municipais. O objetivo é dar destaque aos esforços das organizações que adotaram gestão eficiente do saneamento do Brasil, ao reconhecer experiências e promover as melhores práticas da cadeia produtiva neste âmbito. Nesta edição, 36 instituições, de diferentes regiões brasileiras, se candidataram. 

Realizada nesta terça-feira (21), em Atibaia, no interior de São Paulo, a premiação do Ciclo 2023 foi organizada e promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), representou o Governo de SP. 

“Independentemente, seja público ou privado, precisamos olhar para o serviço e para o usuário. Precisamos avançar em pautas como tecnologia, inovação e em como podemos fazer para, de fato, levar saneamento para quem não tem. O prêmio é muito importante como reconhecimento aos esforços feitos nessa direção”, comentou a secretária.

A coordenadora geral do Comitê Nacional da Qualidade em Saneamento da ABES e subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico de SP, Samanta Souza, também participou da cerimônia. “A prevenção que o saneamento traz para a vida dos cidadãos é imprescindível e, portanto, o PNQS contribui significativamente para fortalecer esse fator, porque cuida da melhoria de todos os aspectos que envolvem o desenvolvimento da qualidade para serviços eficientes”, analisa.

O prêmio qualifica a atuação dessas empresas e os esforços na condução dos desafios nas categorias “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental”, que é a principal premiação, “Selo de Qualidade dos Fornecedores da Prestação de Serviços e Insumos de Saneamento Ambiental” e “Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental”, “Prêmio de Eficiência Operacional em Saneamento Ambiental” e “Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental”. A cerimônia reuniu prefeitos de várias cidades, incluindo o anfitrião Emil Ono, representantes das operadoras e fornecedores, gestores públicos e entes reguladores, além de colaboradores das empresas de saneamento.