10/06/2025

Ferramenta contém 300 peças que representam diversas culturas agrícolas e espécies arbóreas

O Governo de São Paulo lançou oficialmente no dia 05/6, Dia Mundial do Meio Ambiente, o manual de uso do Kit Elaborador de Sistemas Agroflorestais (Kesaf), ferramenta didática voltada a agricultores e técnicos de assistência técnica e extensão rural (Ater) que desejam planejar, implantar ou enriquecer um sistema agroflorestal (SAF). O material físico foi desenvolvido pelo LabDesign – grupo de pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em parceria com Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) 

“O Kesaf democratiza o planejamento agroflorestal. Ele permite que famílias agricultoras visualizem seu sistema produtivo em diferentes estágios e façam escolhas baseadas em suas próprias realidades, com autonomia. É uma ferramenta inovadora, mas de uso simples e acessível, construída com muito cuidado e colaboração técnica”, afirma Patrícia Locosque, diretora da Diretoria de Biodiversidade e Biotecnologia da Semil. 

Produzido em MDF cortado a laser, o kit contém 300 peças que representam diversas culturas agrícolas e espécies arbóreas, organizadas por estratos ecológicos. O material permite montar maquetes tridimensionais de agroflorestas em diferentes fases – da implantação ao quinto ano de manejo – e simular consórcios de espécies nativas e cultivadas em linhas e entrelinhas. A proposta é oferecer uma experiência prática e pedagógica para o desenho de SAFs adequados às condições ambientais e às necessidades produtivas das famílias. 

“O incentivo à agroecologia, especialmente em áreas estratégicas para conservação ambiental e segurança hídrica, é prioridade para o governo paulista. O Kesaf contribui com essa agenda ao capacitar técnicos e agricultores na elaboração de SAFs que combinam biodiversidade, recuperação florestal e geração de renda”, destaca Jônatas Trindade, subsecretário de Meio Ambiente da Semil.   

O manual de uso traz orientações completas sobre o que são os sistemas agroflorestais, como planejá-los com o apoio do kit e de que forma utilizar suas peças, tabuleiros e fichas de apoio para construir modelos adaptados a diferentes realidades. A ferramenta já foi testada com agricultores do assentamento Sepé Tiaraju, em Serrana (SP), e recebeu validação de técnicos da Embrapa Meio Ambiente, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Mutirão Agroflorestal e Sucessional Agroecologia.  Além de apoiar o planejamento de novos SAFs, o Kesaf pode ser utilizado para o enriquecimento de sistemas já existentes, promovendo a introdução de novas espécies, o ajuste de espaçamentos e o entendimento visual dos resultados de manejo ao longo do tempo.   

“Nosso objetivo com o Kesaf é transformar conhecimento técnico em ferramentas práticas que auxiliem municípios, produtores e técnicos no planejamento agroflorestal. O kit reflete esse esforço coletivo, desenvolvido em parceria com a USP, para integrar oportunidades produtivas às metas de restauração ecológica do Estado”, explica Neide Araújo, coordenadora do projeto. 

Manual 

O Kesaf e seu manual têm distribuição prevista para o segundo semestre de 2025, com foco em instituições que realizam trabalhos com agricultores relacionados a SAFs. Nos próximos dias, será lançado edital de chamamento público de interessados, com informações disponíveis no site da Semil 

O manual — impresso e em formato de vídeo —, o kit e os vídeos instrutivos sobre como fazer SAF horta e SAF agrossilvipastoril passam a integrar o conjunto de estratégias da Semil para ampliar o uso de soluções baseadas na natureza no estado de São Paulo, especialmente em áreas rurais com potencial para restauração ecológica e produção sustentável. 

Mais informações sobre sistemas agroflorestais podem ser consultadas neste link.