02/10/2025

Encontro traz reflexões sobre biodiversidade, gestão hídrica e educação ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) realiza no dia 8 de outubro, no auditório da Cetesb, em São Paulo, o evento “Cinema e rios: sensibilizando territórios e educando para a água”. A programação vai das 14h às 18h e inclui a exibição do documentário “Águas do Ribeira – Da Nascente à Foz”, o curta-metragem “Aurora – A Rua que queria ser um rio”, o lançamento do projeto “Por dentro das águas do Tietê”, além de um debate com especialistas e um café de networking.  

A iniciativa conecta linguagem audiovisual, educação ambiental e gestão de recursos hídricos e estimula reflexões sobre o papel da sociedade na proteção dos rios e no uso sustentável da água.  

 A diretora de Educação Ambiental da Semil, Lara Carolina Chacon Costa, destaca que a proposta é oferecer ferramentas que possam ser aplicadas também em sala de aula. “O cinema é um recurso potente para dialogar com professores e estudantes. Ao reunir documentários, debates e experiências de diferentes territórios, mostramos que é possível integrar conteúdos ambientais ao currículo escolar e ampliar a sensibilização sobre os desafios da água em São Paulo”, explica.  

 Já o assessor da DEA e um dos organizadores do evento, Tiago Petri, reforça o caráter de articulação do encontro: “Queremos que este espaço seja de troca e de inspiração e que aproxime ambientalistas, gestores públicos, cineastas e educadores. O audiovisual permite que o conhecimento técnico seja traduzido em histórias que mobilizam, fortalecendo redes de colaboração em prol dos nossos rios”, ressalta.  

Para a diretora de Recursos Hídricos da Semil, Marcela Nectoux, o encontro traduz em prática a integração entre diferentes áreas do conhecimento. “Trazer o documentário Águas do Ribeira para São Paulo é uma oportunidade de dar visibilidade a uma hidrografia única, que abriga a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil. Mais do que uma exibição, o evento conecta educação, cultura e cinema aos saberes das comunidades do Vale do Ribeira, convidando o público a refletir sobre a importância de valorizar e proteger um território riquíssimo em biodiversidade e de relevância hídrica estratégica”, afirma.  

 A mesa de debates contará com a participação de Rafael Guimarães, do Comitê de Bacia Hidrográfica Ribeira do Iguape e Litoral Sul (CBH RB), que apresentará a experiência na produção do documentário sobre o Rio Ribeira, que contou com investimento do Fehidro; Maíra Teixeira Ataide, da Diretoria de Recursos Hídricos (DRHi), que abordará a interface entre educação ambiental e recursos hídricos a partir da atuação dos Comitês de Bacias no território; José Mateus, da Ecofalante, que trará a perspectiva do cinema como ferramenta educativa e mobilizadora de consciência ambiental; e Lara Costa, da DEA, que apresentará roteiros metodológicos e práticas pedagógicas do currículo paulista, mostrando como integrar filmes e conteúdos ambientais em sala de aula.  

O evento tem apoio da Associação dos Bananicultores de Miracatu (Abam), do Comitê de Bacia Hidrográfica Ribeira do Iguape e Litoral Sul, da PreserValle Soluções Ambientais, da Ecofalante Educacional, do Portal de Educação Ambiental da Semil e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Câmara Técnica de Educação Ambiental – CRH/CTEA).  

 A programação completa e as inscrições estão disponíveis no Portal de Educação Ambiental: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/evento/cinema-e-rios-sensibilizando-territorios-e-educando-para-a-agua/ .

Foto: PreserValle