
29/03/2022
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, abriu o evento internacional “Webinar Aproveitamento Energético de Resíduos Sólidos Urbanos: Experiência da Produção de Biogás em Portugal”. O país europeu possui pesquisa acadêmica renomada e apresentou exemplos de inovações tecnológicas no setor de biogás, realizada pela Universidade do Minho.
O encontro teve a mediação de José Valverde, coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS/SIMA) e Ricardo Cantarani, coordenador de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da SIMA.
“Quando iniciamos esse tema em São Paulo, em 2019, o trabalho era uma grande dúvida e não uma certeza. O trabalho que o Comitê fez junto ao setor da academia, das empresas, das administrações municipais e do legislativo, fez com que o assunto estivesse na pauta praticamente diária das nossas discussões. O destino correto e a gestão adequada dos resíduos sólidos acabaram virando um programa do Governo de São Paulo, tal a dedicação e a qualidade do trabalho implementado pelo nosso comitê de resíduos sólidos”, comentou Penido.
O objetivo do encontro é disseminar as boas práticas implantadas em Portugal para a produção do biogás e estimular a realização de ações semelhantes no Brasil e em São Paulo. O evento foi dividido em dois painéis: “Inovação Tecnológica no Setor de Biogás (Portugal).” e casos práticos realizados pelo setor empresarial, destacando a parceria com a universidade. “Pudemos conhecer as mais recentes informações sobre a evolução do biogás, sobretudo nas pesquisas lideradas pela Universidade do Minho. Este modelo é o que buscamos implantar aqui em São Paulo”, disse Valverde.
O evento integra as iniciativas organizadas pela SIMA, para geração de conhecimentos e valorização energética dos resíduos sólidos, e contou com as participações de Carlos Martins, ex-secretário de Meio Ambiente de Portugal, do deputado federal Arnaldo Jardim, além de especialistas do Brasil e Portugal.
O evento pode ser assistido na íntegra no canal do YouTube da SIMA