Em 2021, o Estado de São Paulo aderiu às campanhas da Organização das Nações Unidades (ONU) de aceleração à neutralidade de carbono em 2050 – Race to Zero – e de aceleração da resiliência climática – Race to Resilience, por meio do Decreto nº 65.881, de 20 de julho de 2021. A medida é aderente ao Acordo de Paris, por meio do qual o Brasil assumiu o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A campanha Race to Zero é uma iniciativa global que visa mobilizar atores não estatais, como empresas, cidades, regiões, instituições financeiras e estabelecimentos de ensino, para assumir compromissos ambiciosos e ações imediatas na redução de GEE, com o objetivo de alcançar emissões líquidas zero até 2050.
Com isso, o Estado assumiu o compromisso de elaborar o Plano de Ação Climática e o Plano Estadual de Energia, com meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2050, visando contribuir com a mitigação das mudanças climáticas globais. Ambos compõem a estratégia climática paulista. O Plano Estadual de Energia 2050, de longo prazo e nível estratégico, alinhado com o Plano de Ação Climática e aprovado pelo Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) em 2024, previu a elaboração de um plano tático, o Plano Paulista Decenal de Energia 2034, iniciado em 2025 com previsão de conclusão em 2026, como instrumento para detalhar as ações no horizonte de 10 anos, de 2025 a 2034.
Enquanto o planejamento estratégico define a visão de longo prazo, os grandes objetivos e a direção macro da transição energética, o planejamento tático foca na operacionalização dessa visão. Ele detalha as metas, as ações específicas, os investimentos necessários, as tecnologias a serem implementadas e os prazos para cada etapa, transformando a ambição em um roteiro concreto e mensurável.
O plano tático oferece a capacidade de ajustar o curso em resposta a mudanças tecnológicas, econômicas ou geopolíticas que surgem em um horizonte mais próximo, sem comprometer a meta estratégica final. É um mecanismo de ‘correção de rota’ que garante que o planejamento de longo prazo permaneça relevante e eficaz diante de um cenário energético em constante evolução.
O Estado de São Paulo foi o primeiro ente nacional a elaborar um plano energia com meta de neutralidade de carbono até 2050. O Plano Estadual de Energia 2050 é um instrumento de planejamento para o setor público e também de previsibilidade para o setor privado. O Plano Paulista Decenal de Energia 2034 fortaleze e ratifica a estratégica climática do Estado de São Paulo, com o estabelecimento de metas para acompanhamento.
O Plano Paulista Decenal de Energia 2034 traduz os conceitos estratégicos do Plano Estadual de Energia 2050 em projetos e programas executáveis, tornando a visão de longo prazo tangível e acionável. Ao apresentar metas e ações mais concretas e de médio prazo, o planejamento tático facilita o engajamento de diferentes atores (governo, setor privado, academia, sociedade civil), promovendo a colaboração e a responsabilidade compartilhada na execução da transição energética.
O projeto do Plano Paulista Decenal de Energia 2034 foi iniciado em janeiro de2025, com previsão de conclusão em agosto de 2026. A etapa de elaboração dos cenários macroeconômicos que moldarão o futuro energético paulista nos próximos 10 anos foi concluída e os resultados foram apresentados em workshop em junho de 2025. Serão realizados ao menos mais dois workshops para discussão da oferta e demanda de energia e dos resultados preliminares, processo que culminará em uma consulta pública programada para novembro de 2025.
Todos os processos têm como pilar o diálogo transparente e amplo com a sociedade, por meio da realização de workshops no formato híbrido e de consulta pública aos documentos, valorizando a participação social na construção das políticas públicas pela Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
PLANO ESTADUAL DE ENERGIA 2050 – PEE 2050
- WS IV – 05-10 – Resultados e Roadmap – 1. Retrospectiva
- WS IV – 05-10 – Resultados e Roadmap – 2. Simulações Energia Elétrica
- WS IV – 05-10 – Resultados e Roadmap – 3. Transportes
- WS IV – 05-10 – Resultados e Roadmap – 4. Emissões
- WS IV – 05-10 – Resultados e Roadmap – 5. RoadMap
- WS IV – 05-10 – Resultados e Roadmap – 6. Consolidação
Consulta Pública nº 01/2023/GS
- Relatório do PEE 2050 – Versão de Consulta Pública
- Sumário Executivo do PEE 2050 – Versão de Consulta Pública
PLANO PAULISTA DECENAL DE ENERGIA 2034 – PPDE 2034
NOTÍCIAS
- Semil discute Plano Paulista de Energia para a próxima década
- Semil abre consulta pública para o Plano Estadual de Energia 2050 – PEE 2050
- Conselho Estadual de Política Energética resgata governança do setor
- Matriz energética diversificada com baixas emissões ampliam potencial de São Paulo para superar desafios da transição energética
- Comissão de Infraestrutura da Alesp aprova indicados para o Conselho Estadual de Política Energética
- Workshop impulsiona formulação estratégica para Plano Estadual de Energia 2050
- Plano Estadual de Energia 2050: portfólio de R$ 16,8 bilhões em investimentos privados