
29/11/2023
Planos em curso serão apresentados como instrumentos bem-sucedidos de mitigação e adaptação climáticas
Entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, terá início a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro reunirá 197 países e mais de 200 líderes internacionais para discutir e desenvolver soluções concretas para mitigar os efeitos do aquecimento global. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) fará parte da delegação brasileira representando o Estado de SP. Estarão presentes os subsecretários Jônatas Trindade e Marisa Barros, Meio Ambiente e Energia e Mineração, respectivamente, e os chefes das assessorias de Comunicação, Evie Gonçalves, e Internacional, Patrick Schindler.
A agenda inclui a participação em rodadas importantes. No dia 01, acontecerá a abertura da Cúpula de Ação Climática Local, a abertura da COP para governos subnacionais, um evento organizado pela Bloomberg Philantropies com a presidência da COP na qual a delegação da Semil participará como convidada e ouvinte.
Já no dia 02, o subsecretário Jônatas Trindade será o palestrante em duas conferências. Na primeira falará da formação e do fortalecimento de lideranças capazes de impor a aceleração global da implementação de medidas a partir dos modelos de gestão desenvolvidos no estado. Na segunda, participa de um painel sobre estratégias inclusivas para a adaptação climática local e resiliência, também promovido pela presidência da COP com a Bloomberg.
Jônatas Trindade volta a palestrar, no dia 5, no Pavilhão da Itália, em um tema bastante afeto à atuação do estado de São Paulo: o fortalecimento da efetividade dentro de uma governança de vários níveis. “Essa será uma oportunidade para apresentar nossos cases, como o ReflorestaSP e Nascentes, programas que representam soluções práticas, modernas e sustentáveis. Compartilhar nesse fórum nos permitirá, também, discutir aperfeiçoamentos possíveis a partir das contribuições dos outros participantes”, afirma Jônatas Trindade.
Transição energética – A subsecretária de Energia e Mineração, Marisa Barros, participa, no dia 3, do painel “Energia de baixo carbono – Desafios do ecossistema de inovação brasileiro para uma transição energética viável e justa”. A ideia é trazer as ações desenvolvidas por cada ator neste campo, com foco em discutir quais são e como superar os desafios. Além da representante da Semil, estão na mesa o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
No dia 05, Marisa Barros será a moderadora de um painel do Consórcio Brasil Verde. O encontro tem como tema a transição energética no Sul global e acontece no Pavilhão Brasil, o recinto oficial de discussões e debates do Brasil, onde pelo menos 110 eventos acontecerão.
Visitas – Vale destacar, ainda, na programação da Semil, as visitas à Masdar, no emirado vizinho de Abu Dhabi. A cidade é planejada e construída com um modelo de sustentabilidade para ser neutra em emissão de carbono.
Fechando o ciclo de destaques, a delegação da Semil será levada a conhecer Al Warsan, uma instalação em construção no deserto de Dubai que processará 1,9 milhão de toneladas por ano, 5,5 mil por dia, de resíduos sólidos, transformando-os por meio de incineração controlada em energia. A instalação tem 220 Megawatts de capacidade instalada e ao entrar em operação terá emissões muito abaixo do limite previsto.