03/06/2024

Reunião também abordou a importância do engajamento da comunidade para reduzir a ocorrência de incêndios florestais

O subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Jônatas Trindade, o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, e o coordenador de Fiscalização e Biodiversidade, Rafael Frigério, receberam, nesta segunda-feira (3), a especialista do U.S. Forest Service (Serviço Florestal dos Estados Unidos), Brenda Bowen, para apresentar a Operação São Paulo Sem Fogo.

Promovida em formato híbrido pela Assessoria Internacional da Semil, a reunião também abordou a importância do engajamento da comunidade para reduzir a ocorrência de incêndios florestais de grande porte; a informação pública na prevenção e combate a incêndios florestais; e a coordenação e interação multi-agências em incidentes de grande porte por incêndios florestais. A representante do U.S. Forest Service destacou a importância de ferramentas de comunicação integradas para a disseminação de alertas e informações urgentes. 

Participaram também representantes das instituições que integram o Comitê Executivo da Operação São Paulo Sem Fogo. 

Sobre a Operação SP Sem Fogo – A operação SP Sem Fogo visa, dentre outras ações, diminuir os focos de incêndio no Estado, principalmente durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro. A medida é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta, também, com iniciativas e investimentos do Corpo de BombeirosPolícia Militar AmbientalCompanhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB)Departamento de Estradas de Rodagem (DER)Fundação Florestal (FF), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e Secretaria da Saúde.