
18/06/2015
Iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), o segundo intercâmbio sobre sistemas agroflorestais no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II, realizado nos dias 16 e 17 de junho, em Águas de São Pedro, teve a presença de cerca de 70 pessoas.
Entre elas, agricultores, técnicos parceiros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ (EsalQ/USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp/Registro), Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Instituto BioSistêmico (IBS), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).
Participaram ainda do evento representantes de 19 organizações parceiras da SMA na implantação de sistemas agroflorestais dos seguintes municípios: Araçatuba, Atibaia, Bragança Paulista, Euclides da Cunha Paulista, Getulina, Guarantã, Iperó, Itapetininga, Joanópolis, Mirante do Paranapanema, Mogi Mirim, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, Pedro de Toledo, Presidente Epitácio, Promissão, São Luiz do Paraitinga, Serrana, Sete Barras, Socorro, Teodoro Sampaio e Vargem.
Na ocasião, o professor da Esalq Paulo Kageyama fez palestra sobre uso de biotecnologia na agricultura familiar. Houve também oficina sobre desenho de Sistema Agroflorestal (SAF) pela equipe do Mutirão Agroflorestal.
Os participantes do intercâmbio compartilharam avanços e soluções de problemas, destacando-se o fortalecimento das organizações no trato de questões administrativas, compras de equipamentos, projetos e temas ligados ao SAF e principalmente relatos das produções iniciais.
Para a continuidade dos projetos, foram destacadas a importância da capacitação continuada, o fortalecimento e a instituição de parcerias e maior agilidade nos procedimentos administrativos.
Estão em fase de implantação cerca de 500 hectares de SAF em 20 projetos nas várias regiões do estado, que geram informações sobre essa atividade estratégica para ampliação da biodiversidade e alternativa para recuperação ambiental em áreas protegidas na pequena propriedade.