
07/12/2015
O Dia Mundial do Solo (oficialmente 5 de dezembro), foi celebrado na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) no dia 4 de dezembro com um evento que debateu sobre questões relevantes a respeito do tema. Entre os assuntos abordados, estavam a conservação do solo e a importância da adoção das boas práticas agroambientais.
O encontro também é uma forma de apoio à iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2015 como o Ano Internacional dos Solos. Com isso, a ONU busca sensibilizar a sociedade para a importância fundamental da conservação dos solos para um meio ambiente equilibrado e para os perigos que envolvem a degradação desses em todo o mundo.
Debates
Entre os assuntos que foram abordados no encontro, Araci Kamiyama, diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável, da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (DDS/CBRN), abordou a importância do solo, bem como as condições em que o solo se encontra hoje em alguns locais de São Paulo e no Brasil. Falou sobre o que levou a ONU a declarar o ano de 2015 como o Ano Internacional dos Solos. Também destacou a importância das Boas Práticas Agrícolas para a conservação do solo.
O Dr. Afonso Peche, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas, explanou sobre os cinco conceitos fundamentais para a conservação do solo, que são: infiltração, captação, condução, dissipação e cobertura.
Renato Nunes, diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do DDS/CBRN, falou sobre os projetos que a CBRN desenvolve para incentivar a adoção de Boas Práticas Agroambientais, como os Protocolos Etanol Verde e Protocolo Florestal, o projeto Guarapiranga Sustentável, Projeto São Paulo Orgânico e outros projetos que estão em fase de planejamento.
Neide Araújo, gestora do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável, abordou a implantação de Sistemas Agroflorestais por meio de subprojetos, e a importância desses sistemas para o desenvolvimento sustentável da agricultura e proteção dos solos.
Mara Lemos, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), falou sobre a gestão da qualidade do solo no âmbito da empresa paulista.
O Dr. Tivelli, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), apresentou resultados do Projeto São Paulo Orgânico, das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Homenagem
O evento foi dedicado à Dra. Ana Maria Primavesi, uma das mais importantes personalidades da agricultura orgânica e ecológica. Ela foi homenageada por seus mais de 60 anos dedicados ao estudo e difusão de conhecimentos sobre a importância do manejo ecológico do solo e de se fazer a agricultura em harmonia com o meio ambiente.

Cláudia Porto, da CBRN e Cristina Azevedo, secretária adjunta da SMA, presenteiam Ana Primavesi com um terrário. “Não adiantava trazer só flores. Tinha que mostrar também o solo”.
Na oportunidade, Ondalva Serrano, do Instituto Auá e da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), falou sobre a Dra. Ana e seu importantíssimo papel para a gestão ambiental no Brasil.
A Dra. Ana foi homenageada por colegas de trabalho, amigos e funcionários do Sistema Ambiental Paulista. Duas apresentações musicais – uma feita por um amigo de longa data da professora e outra por funcionários da SMA – abrilhantaram o momento, que foi de muita emoção. A homenageada, como não poderia de ser, foi aclamada de pé pelos presentes.
“É uma honra para esta Secretaria tê-la aqui hoje conosco e é um privilégio podermos homenageá-la”, destacou a secretária adjunta do Meio Ambiente, Cristina Azevedo.
Saiba mais aqui sobre a trajetória da Dra. Ana Maria Primavesi.

Natasha Calegario e Rafael Chaves, funcionários do Sistema Ambiental Paulista, apresentam uma canção para a Dra. Ana