
23/11/2016
O secretário do Meio Ambiente, Ricardo Salles, prometeu nesta terça-feira, 22, punir os responsáveis pelos novos lixões irregulares que a pasta identificar no Estado.
“Assim que uma informação nos chega, imediatamente nossos técnicos conferem a localização e autuam os responsáveis”, disse Salles durante a abertura de uma feira sobre gestão de resíduos sólidos (Waste Expo Brasil 2016), realizada na zona norte da capital. O secretário participou da cerimônia como representante do governador Geraldo Alckmin.
Na semana passada, Salles exigiu a punição imediata do responsável por um aterro sanitário irregular denunciado em Barueri, cidade da região metropolitana de São Paulo.
O evento contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e de representantes de empresas do ramo de gestão de resíduos sólidos.
Segundo dados apresentados na cerimônia de abertura, o Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas de lixo por ano e recicla apenas 3% desse volume. Ao reciclar apenar esse montante, a indústria fatura R$ 12 bilhões.
“A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma conquista e sua implementação será determinante para reduzir os impactos no meio ambiente”, disse Sarney Filho.