
03/12/2018
Cerca de 40 mil ciclistas percorreram no domingo, 2 de dezembro, os 55 km entre o planalto e o litoral, no primeiro evento desse tipo no Estado. A pista norte da via Anchieta foi fechada para que os ciclistas pudessem descer com segurança o trajeto que passou por quatro cidades (São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos) e a grande área preservada do Parque Estadual Serra do Mar.
“Vamos passar por uma área belíssima, preservada, do nosso Parque Estadual Serra do Mar, e é uma alegria receber tanta gente nesse dia maravilhoso” afirmou o secretário Eduardo Trani, na largada do evento.
Ciclistas da sociedade civil que participam do Ciclo Comitê Paulista organizaram o evento, que contou com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e das prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos.
O balanço final do Pedal Anchieta será apresentado na próxima terça-feira, dia 4. Também é possível acompanhar mais notícias do passeio buscando pela #PedalAnchieta2018.
Plano Cicloviário de SP
Na chegada do evento, próximo ao Museu Pelé, o governador Márcio França assinou decreto regulamentando a Lei 10.095, de 26 de novembro de 1998, que dispõe sobre o Plano Cicloviário do Estado de São Paulo. O evento de assinatura também contou com a presença do secretário de Logística e Transportes Mário Mondolfo.
O decreto disciplina a implementação de infraestrutura viária para o trânsito de veículos de propulsão humana nas estradas de rodagem estaduais, planeja a implantação de ciclovias ou ciclofaixas e promove a integração com o sistema intermunicipal de transportes.
“Essa descida é um bom exemplo de uma utilização plena de algo que pode ser usado constantemente. Dá para ser repetido várias vezes” encerrou o governador.
Texto: Fernando Hisi
Fotos: José Jorge