
06/12/2018
Primeira participação foi em 06/12 no lançamento de plataforma de dados sobre ambiente urbano e inclusão social
O Governo do Estado de São Paulo está participando da COP 24 (24ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que acontece na Polônia. Em 06/12, ocorreu a nossa primeira participação no evento mundial, com Maria Fernanda Pelizzon Garcia, gerente da Divisão de Mudanças Climáticas da CETESB, falando na sessão de lançamento da plataforma de dados sobre ambiente urbano e inclusão social.
Conforme Fernanda, o objetivo da plataforma, projeto da Universidade de Yale, dos Estados Unidos, é auxiliar cidades a atingirem o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) n° 11, que são justamente “Cidades Sustentáveis” – os ODSs, instituídos pela ONU, num total de 17, contemplam temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, padrões sustentáveis de produção e de consumo, e mudança do clima, entre outros.
A representante da CETESB explica que, através desse instrumento, procura-se abastecer as cidades de informações, tanto sociais quanto ambientais. No que se refere especificamente aos dados ambientais, se tratam dos relativos à poluição do ar, mudanças climáticas, cobertura vegetal etc.. “Com a junção de todos esses índices, a proposta é contribuir para as cidades serem mais sustentáveis e planejar seu crescimento de forma mais saudável”, afirma.
Assim, em sua apresentação, Fernanda abordou itens como de que modo a CETESB pode contribuir com as cidades, por meio de seus dados de monitoramento da qualidade do ar, água e solo, assim como as informações disponibilizadas pelo Datageo (plataforma de dados ambientais e sociais, e georreferenciados, da SMA) e, ainda, como esses dados já são utilizados para o planejamento territorial do Estado de São Paulo.
Sobre este último tema, a gerente da CETESB destacou a elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) para o território paulista, ressaltando que, no âmbito da diretriz sobre resiliência a mudanças climáticas, pela primeira vez no Brasil será considerado, na elaboração de um ZEE, os cenários climáticos de longo prazo, aproveitando para sugerir que estes também sejam incluídos na plataforma de Yale.
Em 07/12, será a vez da participação do secretário-adjunto da SMA, Marcelo Donnabella Bastos Elias, que vai falar nos painéis “Evento de Ação dos Assentamentos Humanos: Ação Integrada e Multinível para Aumentar a Ambição” e “Implementação de políticas e metas climáticas não-estatais”.
Em 10/12, novamente ele falará, sobre o tema “Promoção da Ação Climática através do Manejo, Conservação e Restauração da Terra. E em 13/12, a missão paulista faz sua última participação no evento, com a assessora Internacional da SMA, Jussara Carvalho, no painel “Integrando a adaptação e os ODS – O potencial da governança multinível”.
Texto: Mário Senaga
Fotos: Divulgação