
09/07/2020
O Fórum Nacional de Secretários de Estado de Minas e Energia (FNSEME) recebeu nessa quarta-feira, 8 de julho, o presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), Augusto Salomon, para apresentar as principais questões relacionadas ao substitutivo do Projeto de Lei 6.407/13 (Nova Lei do Gás) e as ações para o desenvolvimento do setor no país.
“Temos um potencial de alcançar 12 mil MW com termelétricas distribuídas nos estados brasileiros servindo de âncora para ampliar em 60 mil quilômetros a rede de distribuição e atrair investimentos de R$ 200 bilhões”, disse Salomon. O executivo destacou ainda a necessidade de se criar um operador nacional do sistema para fazer a gestão de entrada e saída da molécula, o que daria mais segurança para toda a operação.
“É consenso o uso do gás como uma energia de transição para as fontes renováveis e nesse momento ele pode ser mais uma alternativa para atração de investimentos, contribuir para a geração de emprego e a retomada da economia”, destacou o presidente do FNSEME e secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de SP, Marcos Penido.
As mudanças na definição de regime e autorização para a atividade de transporte de gás, o acesso não discriminatório de terceiros às instalações de processamento, terminais de GNL e gasodutos de escoamento, assim como o regime de contratação de serviços de transporte também foram tema do encontro.
A substituição das termoelétricas de geração emergencial a óleo por gás operando na base com gás nacional do pré-sal e região amazônica também foi destacado durante a reunião. Além destes assuntos, foi abordada a garantia do abastecimento das famílias com gás, água e energia durante a pandemia pelo Governo do Estado de SP, com isenção do pagamento de faturas de agua pelas famílias de baixa renda.
Participaram da reunião os representantes estaduais José Augusto de Carvalho, João Arariba, Mozarte de Quadros Junior, Rodrigo Otavio Nascimento, Barbara Correa, Laura Maria, Rui Pires, Cristiano Alencar, Luiz Gavazza, Jório Veiga, Bruno Macedo, Adão Muniz, Marcos Kneip, Edison Garcia e André Souza.