28/05/2021

O Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), celebrou em webinar, nesta quarta-feira (26), seu 15º Protocolo de Intenções (PI), desta vez com o Consórcio de Municípios da Mogiana (CMM). A parceria é destinada ao desenvolvimento e cooperação técnica para a correta gestão e gerenciamento de resíduos sólidos em 44 cidades que compõem o grupo e seus mais de 2,5 milhões de habitantes.

Ações como essa do CIRS têm o objetivo de fortalecer as soluções consorciadas e regionalizadas e, consequentemente, gerar emprego e renda, possibilitando ainda aos municípios obterem selo de sustentabilidade, atraindo também novos investimentos.

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, destacou que, essa força-tarefa conjunta se equipara, em importância, a ações de saúde, coleta e tratamento de esgoto por exemplo. “Com esse trabalho, tenho a certeza que o grupo dará um ‘salto’ de qualidade, de fazer as prefeituras se orgulharem, de deixar legado bonito para esta e as futuras gerações”.

Em tom de celebração, Penido ainda compartilhou um desejo com os integrantes do CMM ao assinar o protocolo. “Quero muito ir até a região ainda nesta gestão e iniciar as ações de gerenciamento adequado de resíduos sólidos”.

O secretário estadual aproveitou também para enaltecer a necessidade de mudança de certos costumes atuais. “Hoje, o que chamamos de lixo, terá uma denominação correta: resíduos sólidos”, pontuou, exemplificando sobre a possibilidade da geração de biogás e biocombustível por meio deles.

Penido falou da importância com que o Governo de SP trata a relação do meio ambiente com a correta gestão e gerenciamento de resíduos. “Ao se fazer isso, estamos falando em cuidar da qualidade de vida das pessoas, estamos cuidando da nossa água, do ar, do nosso solo. Por isso, a questão dos resíduos sólidos salta aos olhos”.

O presidente do CMM e prefeito de Guará, Vinícius Magno Filgueiras, e o secretário-executivo do consórcio, Edson Avalos, também participaram do evento, agradecendo o apoio do Estado nesta nova etapa para a região da Mogiana. “Temos muito a comemorar”, sintetizou Avalos.

Após a assinatura do protocolo, o coordenador-executivo do CIRS, José Valverde, apresentou ao grupo as diretrizes do Estado de São Paulo para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, enquanto o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Sertãozinho e presidente da Câmara Técnica Ambiental do CMM, Ivan Mello, apresentou um panorama dos resíduos sólidos da região da Mogiana.

Ao final, foi realizado um debate sobre a regionalização e a gestão de resíduos, com a participação do coordenador do Grupo de Trabalho  (GT) Consorciamento do CIRS, Wagner Cabelho, do vice-presidente do Consórcio e prefeito de Santa Lúcia, Luiz Antônio Noli, da Profª Drª da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, Sonia Valle, e do representante da empresa Reúsa, Paulo Belingieri.