20/06/2017

O secretário de estado do Meio Ambiente em exercício, Antonio Velloso, assinou, hoje (20/06), em Mogi das Cruzes, um protocolo de intenções com 11 Prefeituras da região do Alto Tietê. A parceria tem o objetivo de buscar as melhores soluções para o destino do lixo.

A assinatura do documento ocorreu na solenidade de abertura do 1º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê, organizado pelo Condemat (Consórcio de Desenvolvimento do Municípios do Alto Tietê) e realizado no teatro da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes).

Velloso elogiou a iniciativa dos prefeitos, pela preocupação demonstrada com a questão dos resíduos sólidos. “Normalmente, o Estado precisa ir até os municípios para sensibilizá-los sobre o assunto e aqui temos um grupo que já está amadurecido nas discussões, buscando soluções inovadoras e, principalmente, de forma consorciada”, disse.

Ele lembrou que a SMA está empenhada em resolver as pendências ainda existentes com relação ao destino inadequado dos resíduos sólidos e que São Paulo deverá ser o primeiro Estado do país a acabar efetivamente com os lixões. Nesse sentido, ele ressaltou que a Cetesb é uma das principais agências ambientais do mundo.

“A companhia possui um ‘manancial’ de conhecimento técnico que pode dar apoio às prefeituras que demonstram real interesse e disposição em resolver o problema”, afirmou Velloso.

Além do secretário em exercício, participaram do evento Flávio de Miranda Ribeiro e João Potenza, ambos do Departamento de Políticas Públicas, Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da Cetesb. Eles falaram sobre logística reversa e Sigor (Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos), uma ferramenta para auxiliar no monitoramento da gestão dos resíduos, desde a geração até a destinação final.

Segundo dados do Condemat, a gestão dos resíduos pelas prefeituras da região está estimada hoje em R$ 64,00 por habitante – cerca de R$ 225 milhões por ano -, sendo que a destinação final ocorre, em média, a 55 quilômetros de distância.

O Condemat é composto pelas prefeituras de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel.