
13/09/2025
Representantes de São Paulo participam do 26º Encob com foco na educação ambiental e gestão participativa das águas
O 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), realizado em Vitória (ES) entre 8 e 13 de setembro, reuniu representantes de comitês de todo o país, gestores públicos, sociedade civil, academia e usuários da água para discutir governança e sustentabilidade diante da emergência climática.
Entre as atividades, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), por meio da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA), coordenada pela Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), promoveu o 10º Encontro Paulista das Câmaras Técnicas de Educação Ambiental de Comitês de Bacias. A ação contou com a participação da Diretoria de Educação Ambiental (DEA) da Semil, da SP Águas e do DAE Jundiaí, concessionária de saneamento do município.
O encontro possibilitou a troca de experiências, o fortalecimento de parcerias e a integração entre as câmaras técnicas paulistas, ampliando o diálogo em torno da gestão participativa e sustentável dos recursos hídricos.
Para a diretora de Recursos Hídricos da Semil, Marcela Nectoux, a iniciativa mostra resultados concretos. “Essa iniciativa da coordenação da Câmara Técnica é muito importante para fortalecer a articulação entre as pautas transversais de Educação Ambiental e as políticas públicas de gestão de recursos hídricos. Um dos compromissos do CRH São Paulo tem sido o fortalecimento das instâncias técnicas do SIGRH, e esse encontro é um excelente exemplo de resultados tangíveis desse esforço”.
“Esse espaço reafirma a importância da Educação Ambiental como eixo estruturante da gestão das águas, aproximando sociedade, comitês e poder público”, destacou a diretora de Educação Ambiental, Lara Carolina Chacon Costa.
Já o assessor da DEA, Tiago Petri, ressaltou o papel da cooperação para a ação. “O diálogo entre as câmaras técnicas fortalece a participação social e amplia as possibilidades de construção conjunta em prol da sustentabilidade hídrica”.
Com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”, o Encob reforçou sua posição como principal espaço nacional de debate sobre a gestão descentralizada e participativa das águas, com destaque para a contribuição paulista nos avanços do setor.